Hoje em dia, uma empresa precisa estar presente e atuante na internet. Para ganhar mais visibilidade na rede, uma das alternativas é utilizar o Google Meu Negócio. Neste artigo, vamos abordar como se cadastrar no Google Meu Negócio.
Trata-se de uma plataforma que traz diversas funcionalidades e vantagens para uma empresa que deseja investir na utilização de um site. Gratuita, a plataforma pode favorecer para que empreendedores tenham seus negócios na rede, alcançando maior visibilidade.
E o uso de canais como o Google Meu Negócio é uma oportunidade para que o empreendedor consiga atrair leads para efetivação de negócios; atração de clientes para consumir produtos e serviços à empresa, conquistando, assim, mais receita.
Marketing digital: importância estratégica para uma empresa
Uma empresa que deseja aumentar sua visibilidade na internet, alcançando mais clientes e novos negócios, precisa não apenas estar com um site ou perfil nas redes sociais, mas também compreender toda a gama de ferramentas que o marketing digital pode oferecer.
O marketing digital é um conjunto de técnicas que visa produzir iniciativas para uma empresa conquistar leads na rede, originando assim um aumento em negócios e mais vendas para a empresa.
E entre essas medidas, por exemplo, que podem ser citadas, para obter a atração de clientes está a identificação das demandas de clientes. Selecionado esse público-alvo, a empresa pode oferecer soluções para cada uma das demandas elencadas, aumentando assim sua lucratividade.
Portanto, ter um site de sua empresa é uma das ações efetivas de marketing digital para que se conquiste mais clientes e rentabilidade. Utilizar o Google Meu Negócio é outra ação que pode favorecer uma empresa.
O que é o Google Meu Negócio?
É uma plataforma online e gratuita que favorece para que o empreendedor possa gerenciar a marca de sua empresa na internet. Por meio dela, o empreendedor poderá divulgará informações importantes sobre como funciona, o ramo de atuação e contatos.
Mais do que isso! Com o Google Meu Negócio são diversas as vantagens que a empresa poderá ter como acrescentar fotos, expor e responder comentários de usuários e até promover ações promocionais.
Por que é importante usar o Google Meu Negócio?
Além de ser uma plataforma online e gratuita, o Google Meu Negócio é um dos serviços do Google que proporciona que uma empresa esteja vinculada ao principal buscador e fonte de pesquisas do mundo.
Para a pesquisa de produtos e serviços, muitas pessoas buscam, primeiramente, informações no Google, para depois efetuar algum tipo de compra. Ou seja, o Google Meu Negócio poderá fazer com que um empreendimento local tenha maior relevância na internet.
E o melhor que esse serviço poderá trazer é a identificação da empresa, com maior relevância, em pesquisas orgânicas, bem como também em sua localização no Google Maps. Motivos que tornam a escolha por essa ferramenta uma das mais acertadas para empreendimentos locais.
Alguns das informações que o Google Meu Negócio oferece:
- Endereço da empresa
- Telefone de contato
- Horários de funcionamento
- Notas sobre os serviços que a empresa presta
- Notas sobre produtos que a empresa comercializa
- Perguntas sobre a empresa
- Comentários
- Opiniões
- Entre outras informações que deseja divulgar
Outras vantagens para quem opta pelo Google Meu Negócio
Além dessas particularidades que a plataforma oportuniza para empresas, a adesão ao Google Meu Negócio favorece para que o empreendedor tenha uma divulgação de seu negócio de maneira orgânica e com algumas vantagens.
Uma dessas vantagens está na credibilidade que o serviço traz para o usuário que busca no Google pesquisar sobre produtos ou serviços. Ao ver uma empresa que está no Google Meu Negócio, o nível de confiabilidade é maior. Isso justificado por empreendedores que aderiram à plataforma.
Também há um percentual maior de cliques para empresas que postam fotos no perfil da empresa no Google Meu Negócio. Como a imagem é fator preponderante para a consolidação de muitos negócios, o próprio Google indica maior ativação de cliques em perfis com fotos na plataforma.
Gestão de informações
Outro ponto positivo que o sistema da plataforma traz ao empreendedor é a gestão de informações sobre a resposta dos usuários. Dá para ter uma análise precisa mensurando dados, pois o Google Meu Negócio informa quem são os clientes que reagem.
Dados como a localização dos clientes que chegaram até o perfil da empresa e como pesquisaram; quantas ligações foram realizadas para a empresa a partir do telefone contido no perfil; o número exato de pedidos de rotas e a quantidade de cliques o site, entre outras informações, são alguns dos benefícios desse programa.
Dessa forma, pode-se ter, de forma gratuita uma opção interessantíssima para o site da sua empresa ter mais visibilidade na internet e alcançar mais clientes.
Como fazer para se cadastrar no Google Meu Negócio?
Para aderir ao Google Meu Negócio é importante que se faça o cadastro na plataforma. Assim, você precisa acessar o endereço www.google.com.br/business. A partir dessa ação você precisa clicar no comando “comece agora”.
Em seguida, é necessário que se preencha uma série de informações na aba “Adicionar seu negócio”. Essas informações que devem ser preenchidas vão destacar o nome e endereço da empresa; telefone de contato; o endereço do site e o ramo de atuação.
Após essa etapa, em que você vai confirmar suas informações prestadas anteriormente, precisa-se preencher a autorização para gerência da empresa.
Ao confirmar esse dado, o usuário será encaminhado a outra página, nela o Google encaminhará um código de autorização. Esse código será enviado para o endereço que você informar.
O envio do código demora até 15 dias para chegar a seu endereço. Nessa correspondência estará o código que você deverá inserir na plataforma do Google.
Quando tiver em mãos o código, é só acessar a plataforma e ir na indicação que dirá “Confirmar agora”. Você clicará nele e terá que seguir o passo a passo que vira especificado na carta do Google.
Há também a opção de verificação do Google por telefone. Você será contatado pelo Google que ligará para o número de telefone que você informou durante o processo de cadastro. Caso tenha mais locais para verificar. É só solicitar a opção de “verificação em massa”.
Feita essa ação, está pronto o seu cadastro no Google Meu Negócio!
Após o cadastro, dê atenção para:
- Mantenha atualizadas as informações sobre horário de funcionamento da empresa; endereço da empresa; telefones de contatos; website; categorias de negócios e fotos do empreendimento ou dos serviços e produtos que oferece.
- Não deixe de interagir com os clientes:
Responda comentários, opiniões, críticas e sugestões. Isso é muito importante para ajudar na velha propaganda informal. Uma empresa que dá essa atenção ao comportamento dos usuários ganha mais pontos em termos de valorização de clientes.
Compartilhe fotos da atuação de sua empresa. Nãos se restrinja a fotos da fachada da empresa, nem dos produtos e serviços que ela oferece.
Você pode mostrar registros da parte interna da empresa, bem como da equipe que colabora com ela. Isso agrega valor e dá mais confiabilidade ao negócio quando ele é pesquisado na internet.
Para ter mais visibilidade no Google
Quando de seu cadastro no Google Meu Negócio, invista em informações comerciais sobre a empresa. Detalhe esses dados, pois ela oferecerá além de dados sobre o ramo de atuação e o tipo de produto e serviços que atua, um sentido de relevância dela como empreendimento.
Enfim, quanto mais detalhado for em informações sobre a empresa, e com o site que é disponibilizado na plataforma, a sua empresa tem mais chances de alcançar um público maior.
Uma coisa é certa, o Google Meu Negócio possibilita de forma prática e com boa operacionalidade, que você tenha destaque na rede e se destaque localmente.
Para aumentar a visibilidade da empresa na internet
O Google Meu Negócio é uma excelente opção gratuita para empreendedores locais divulgarem a empresa. Traz uma série de funcionalidades e vantagens. Contudo, é importante que para uma gestão completa em marketing digital, se busque um apoio especializado.
Para isso, a sugestão é que volte-se a atenção para agências especializadas em, por exemplo, desenvolvimento de sites e demais iniciativas em marketing digital. A Dinamic Web é uma dessas agências.
Com uma equipe qualificada e atualizada no que há de mais novo nesse segmento, a Dinamic Web conta com uma série de serviços voltados para que o empreendedor possa ter mais rentabilidade com seus negócios, a um custo reduzido.
Conheça alguns dos serviços oferecidos pela Dinamic Web:
Site com design responsivo
Mais do que ter um site com layout atrativo, é importante que ele contenha funcionalidades que tragam a melhor experiência para quem for acessá-lo. Outro diferencial é que a maior parte do consumo de informações na internet é feito em aparelhos como smartphones e tablets.
Por isso, a Dinamic Web desenvolve um site com design responsivo que favorece à pesquisa sobre a sua empresa. A ideia é que ela ocorra da melhor forma: em qualquer lugar que a pessoa desejar pesquisar.
Gestão em redes sociais
Redes sociais são muito importantes para uma empresa conquistar clientes na internet. Mas a gestão em redes como o Facebook – ainda a mais utilizada no mundo – faz com que a sua empresa tenha uma grande ferramenta de marketing digital.
Isso porque com uma gestão eficiente você poderá segmentar o público que deseja atingir no Facebook. Assim, aquela campanha de anúncios focada para obter o melhor resultado em atração de leads e prospecção de clientes se torna ainda mais efetiva.
A Dinamic Web atua com uma gestão completa em Facebook e também em Google ADS, permitindo que um anúncio de sua empresa seja divulgado no maior canal de pesquisa do mundo.
É maior visibilidade para o seu empreendimento. Focado em uma segmentação que direcionará essas campanhas para o público que você deseja atingir.
Estratégias para marketing digital
Assim como o Google Meu Negócio é uma ferramenta que pode conceder respostas positivas para a sua empresa, outras ações podem oferecer a médio e longo prazo, resultados ainda melhores.
Por isso para conquistar posições em um ambiente, cada vez mais concorrido, que é o da internet, a adoção de iniciativas em marketing digital podem fazer a diferença para a sua empresa.
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