Como Fazer Um Blog de Sucesso

Sumário Rápido

2 Homens estudando para ter um Blog de sucessoA criação de um blog envolve diversos fatores até que ele seja considerado de sucesso. Nesse sentido, é interessante que você entenda sobre algumas das principais técnicas desse meio. Assim, vamos entender a seguir como fazer um blog de sucesso.

Se você deseja construir o seu blog de sucesso, é necessário entender, a priori, que os principais fatores determinantes para esse resultado são a dedicação e o tempo. No entanto, alguns pontos devem ser levados em consideração, em especial nos casos em que não existe nenhuma experiência ou conhecimento da área.

Destaque-se, a priori, que o seu foco pode ser adotar uma estratégia que garanta o sucesso, e não o resultado exitoso logo de início. Dito isso, vamos conferir a seguir algumas dicas para construir um blog de sucesso.

DICAS PARA CRIAR O SEU BLOG
Trace objetivos para o blog


O sucesso é uma etapa ou um conceito subjetivo, afinal, o que sucesso para você, pode não ser para o seu concorrente. Então, antes de criar o seu próprio blog, reflita sobre qual é a sua motivação.
Depois de entender os motivos que o levaram a criar um blog, trace os objetivos para essa sua nova plataforma. Por exemplo, a sua intenção é gerar autoridade, e em decorrência disso você terá sucesso?
Ou o seu sucesso é definido a partir do ganho com as vendas na internet? Enfim, os objetivos podem ser muitos, inclusive a atração de leads, por exemplo. Contudo, saiba a importância de definir um objetivo muito claro para o seu blog. Até porque é esse objetivo que vai definir a sua estratégia e mensurar os resultados no futuro.

Defina as personas do seu negócio


Uma das principais etapas para o sucesso da estratégia para a criação de um blog, podemos citar a definição de uma ou mais personas. Inclusive, a persona é o conceito inicial para definir todo o marketing estratégico que a sua empresa vai adotar.

Nesse sentido, é interessante destacar que a persona seria um cliente ideal para o seu negócio. Assim, a persona traz todos os detalhes que você precisa para investir em sua estratégia. Por exemplo, após a definição da persona, é possível entender os canais de comunicação para chegar a essa figura.
Outro ponto que recebe interferência a partir da definição de personas é a escolha de temas e palavras-chave. É preciso entender quem você vai atingir para produzir um conteúdo de excelência.

Escolha qual será a sua plataforma do blog


Outra dica importante é que você escolha uma plataforma para criar o blog, como o WordPress, Medium ou Blogger, que são os mais conhecidos. Porém, o próprio LinkedIn é utilizado como plataforma de blog, mais especificamente como gerar de conteúdo.

No início, é comum achar que existe um melhor que o outro, no entanto, não há como afirmar a melhor opção para você. O que pode existir é uma plataforma mais conveniente para o seu blog, a depender das ferramentas utilizadas e outros fatores.

Caso você queira customizar mais o seu blog, ter apps para agregar e maior responsividade, o WordPress pode ser a opção ideal. Com ele, é possível agregar páginas e mudar layout, deixando de acordo com a sua preferência.
As outras opções costumam ter um funcionamento parecido, e apenas como editor de texto.

Uma mão desenhando com lápis uma lâmpadaTenha a sua própria identidade


Para ser considerado um blog de sucesso, é necessário que os clientes possam reconhecer com facilidade o seu site. Assim, conte com uma identidade única e original. Ou seja, defina a sua página com elementos inovadores que chamem a atenção do seu cliente.
Desde o nome e design até a linguagem usada são elementos usados em uma identidade, e tudo que atrair a atenção dos consumidores será de grande valia. Você saberá que a sua identidade é boa quando as pessoas não precisarem se esforçar para lembrar da marca.

Tenha um planejamento editorial (de conteúdo)


Ter um blog significa que o ato de “alimentar” essa plataforma com conteúdo deve ser contínuo. Para isso, conte com um planejamento editorial de conteúdo para manter a frequência de postagens.
Nesse momento, será primordial contar com as palavras-chave adequadas e o conteúdo que o seu público espera. Na hora de montar o planejamento, aproveite para definir o conteúdo.

Mostre-se como útil para o cliente


Ao falarmos que você deve oferecer um conteúdo relevante para o seu cliente, isso significa utilidade. O que está sendo apresentado para o seu consumidor final é, de fato, uma informação útil?
Mostrar-se como útil para o seu público é uma medida estratégia, pois isso fará com que ele sempre retorne a você para buscar algo. E em um desses momentos, pode ser a contratação de um serviço ou compra de produto.

Portanto, no blog, traga conhecimentos úteis para os posts, e se puder até mesmo curiosidades acerca do tema. Lembre-se, somente, de responder aos questionamentos da maneira mais simples possível.

Não se contente com o básico


Ter um blog e trazer conteúdo relevante é o básico – quase que a sua obrigação como alguém que almeja ter sucesso. Dessa forma, você precisa entregar mais, isto é, imagens profissionais, pesquisas científicas e entrevistas com profissionais renomados, por exemplo.
Tenha em mente que possuir um blog é apenas o primeiro passo da sua jornada. Entregue ao cliente um texto interessante, dentro das formatações adequadas. Nesse momento, pode ser necessária a contratação de um profissional que otimize os textos.

Os títulos também merecem atenção


Muitos acreditam que qualquer título já pode ser um bom caminho para o sucesso, e que basta o conteúdo. Porém, se você está crescendo de maneira orgânica, não tem como deixar de lado o título.
Isso porque, é através do título que você vai chamar a atenção dos clientes para que eles abram o seu site, e não o do concorrente. É interessante evitar o uso de termos muito apelativos para que o texto do blog não seja penalizado pelo algoritmo do Google.
Insira a palavra-chave em destaque e procure não deixar o título muito grande.

Saiba como aplicar técnicas de SEO


Um aliado que não pode faltar nos momentos iniciais (e para a vida toda) do seu blog é o SEO. O Search Engine Optimization (SEO) é um conjunto de técnicas com o intuito de otimizar o seu site, em resumo. Assim, essas técnicas servem para melhorar a visibilidade do seu blog.
Dessa maneira, as técnicas de SEO são primordiais para o sucesso do seu blog ter um reconhecimento maior por parte dos consumidores. A explicação para isso é que o SEO melhora o ranqueamento do seu blog nos mecanismos de busca.
Assim, o seu texto pode estar na primeira página dos resultados de busca de alguma palavra-chave. Contudo, é interessante destacar que isso pode demorar um pouco, mas os resultados são efetivos.

Estude os concorrentes da sua empresa


Tire da sua mente a ideia de que os seus conteúdos serão exclusivos, pois isso só é possível com pesquisa científica. O que você pode fazer é trazer um conteúdo mais completo para o blog, o que atrai mais pessoas.
Caso contrário, você vai oferecer o mesmo conteúdo que os concorrentes, porém de uma visão diferente, talvez mais atrativa. Assim, estude os concorrentes diretos que a sua empresa tem e confira como eles se comportam no blog.
Dois homens apertando as mão

Faça parcerias


Ao falar em parcerias no contexto de um blog, estamos nos referindo à produção de guest posts. Assim, você vai encontrar um parceiro que publicará textos que simpatizem com o seu blog ou que faça algum tipo de conexão com os seus artigos.

Agora você vai atrair leitores de outro público, conquistar a sua autoridade e incluir links bons, agindo com naturalidade. Essa é uma estratégia muito interessante para aumentar as visualizações do seu blog. Inclusive, até mesmo as empresas de grande porte investem nessa estratégia.

Mantenha os seus conteúdos atualizados


Uma dica de ouro é manter os seus conteúdos atualizados, para que eles sejam considerados como experientes para o algoritmo do Google. Com isso, eles terão mais prioridade no ranqueamento dos resultados de pesquisa.
Inclusive, manter os conteúdos atualizados não significa dobrar a produção, e sim rever os seus textos antigos e se eles podem ser renovados.

Utilize o e-mail marketing


Apesar de muitos pensarem que o e-mail marketing é uma estratégia antiga, na verdade, ele ainda traz resultados expressivos para o seu negócio. E não se preocupe caso não tenha muitos contatos.
Essa estratégia é boa tanto para iniciar o seu banco de dados como para dar seguimento a essa coleta. Após produzir um conteúdo de qualidade, utilize o seu e-mail marketing para divulgar esse texto e melhorar as visualizações.

Tenha uma presença digital


Contar com o tráfego orgânico significa fazer com que o cliente chegue até você, mas isso não significa que você deve ficar parado esperando por isso. Conte com todas as ferramentas possíveis, e uma delas é o uso de redes sociais. Com isso, você deverá divulgar o seu blog nas redes sociais e atrair os clientes.

Por fim, saiba que o sucesso é algo relativo, e se você deseja isso para o seu blog, tenha dedicação, disciplina e prática.
Por isso, conte com o auxílio da Dinamic Web, que é mais que uma agência de Marketing. Com a Dinamic Web, você terá uma estratégia especializada de marketing, alcançando resultados exitosos. Acesse o site e marque uma reunião com o especialista da agência.

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