15 Motivos para Investir em Marketing Digital

Sumário Rápido

O marketing digital está se tornando, cada vez mais, uma realidade atual, e todos os profissionais devem se atualizar de acordo com essas estratégias. No entanto, é comum conhecer pessoas que não acreditam nos resultados do marketing digital. Diante disso, trouxemos, então, 15 motivos para investir em marketing digital. 

Nesse sentido, caso você queira começar um negócio ou alavancar uma empresa que está em desenvolvimento, é primordial contar com as estratégias de marketing digital. Saiba, a priori, que o marketing digital não exige um padrão, e sim algumas opções que podem ser colocadas em prática a fim de atingir o seu objetivo. 

Dito isso, confira a seguir 15 motivos para investir em marketing digital. 

Mas, afinal, o que é marketing digital? 

Inicialmente, é interessante trazer um conceito geral sobre o que é o marketing digital. Dessa maneira, entende-se o marketing digital como uma promoção dos serviços, marcas e produtos. Essa promoção, ou divulgação, pode ocorrer das mais diversas maneiras da publicidade digital. 

Inclusive, são utilizadas as ferramentas como redes sociais ou e-mail, a depender da sua estratégia, com o intuito de consolidar uma marca. O objetivo geral é criar uma relação com o público e criar a sua autoridade digital. 

Como funciona uma estratégia de marketing digital? 

Em um primeiro momento, o marketing digital funciona a partir de uma estratégia, ou seja, com base nos seus objetivos. Por exemplo, você pode definir como objetivo o aumento do reconhecimento de sua marca ou melhorar as vendas da empresa. 

Após isso, é necessário definir os canais que serão utilizados para colocar em prática as estratégias de marketing. Tomando como exemplo o aumento das vendas, estabeleça os canais que tornam esse objetivo mais perto da realidade, como as campanhas pagas em redes sociais. 

Caso o seu objetivo seja alcançar mais visibilidade, a melhor opção pode ser a otimização em motores de busca. 

Como definir uma estratégia de marketing digital? 

Caso você queira investir em marketing digital, é preciso dar o primeiro passo com uma estratégia. Assim, você vai elaborar um plano com detalhes e especificidades da sua estratégia. Nesse plano, é interessante inserir os canais para colocar em prática o marketing digital. 

Considere, portanto, os canais para divulgar a sua marca, os recursos necessários e os objetivos do seu negócio. Destaca-se que um erro muito comum é investir em todos os canais possíveis, sem algo direcionado. Assim, será mais difícil alcançar os seus objetivos. 

Por que investir em marketing digital? Confira 15 motivos 

Para elaborar da melhor forma a sua estratégia de marketing digital, confira abaixo 15 motivos para começar a investir. 

1. Medir os resultados 

O primeiro motivo para investir no marketing digital é poder medir, de forma escalonada, os resultados da campanha que você lançou. Sendo assim, uma das maiores vantagens do marketing é poder medir todas as interações. 

Isso ocorre através das KPIs (indicadores do desempenho), a exemplo da quantidade de visitas ao seu site, pessoas que foram atingidas e taxas de conversão. Com isso, se torna possível a mensurabilidade da campanha. 

2. Retorno do Investimento (ROI) 

Outro motivo para investir em marketing digital é o chamado ROI, que é o retorno do investimento. Devido ao motivo anterior, a mensurabilidade, é possível ter noção sobre o retorno do investimento em todas as ações que você está realizando. 

3. Eficácia do marketing em um custo baixo 

Ao compararmos o marketing digital com o tradicional, vemos que o primeiro traz um custo muito baixo, e por isso é uma opção muito interessante. Assim, você usufrui de uma real eficácia da estratégia de marketing sem precisa gastar muito. 

A explicação para isso está na ausência de impressões de itens físicos para divulgação. Ademais, caso você invista em anúncio pelo Google, o pagamento ocorre somente com o clique no anúncio – a depender do tráfego pago. 

4. Ações simples para implementar

Outro motivo para investir em marketing digital é a facilidade em aplicar as ações dessa estratégia, podendo implementar de forma simples. Com isso, você não precisa esperar muito tempo ou negociar tarifas, e sim colocar os anúncios online de forma simples. 

5. Facilidade em otimizar campanhas 

A maioria das ferramentas, hoje em dia, para otimizar as suas campanhas é gratuita, algumas que trazem serviços pagos. Desse modo, as campanhas são muito simples de otimizar. 

Inclusive, além da facilidade em otimizar campanhas, você poderá coletar dados de seus clientes, de modo a entender o comportamento desse público. Com essas informações em mãos, as próximas campanhas poderão ser ainda mais direcionadas. 

6. Acessar um mercado enorme 

O marketing digital abre portas gigantes para o seu negócio, podendo acessar um mercado enorme que é a internet. Com esse marketing, ao contrário do tradicional, é possível alcançar clientes de diferentes locais do mundo. Isso sem contar com o objetivo principal que é concluído, como a captação de clientes. 

7. Comunicação única com os clientes

O marketing digital traz como resultado uma comunicação única com os clientes, podendo interagir com esse público de forma leve e dinâmica, ao mesmo tempo. 

8. Poder competir com empresas de grande porte

Uma maneira de competir com empresas maiores que a sua é encontrando o seu diferencial, a exemplo do investimento em marketing digital. Imagine que o seu negócio pode estar na mesma página de uma empresa reconhecimento em todo o país. 

Essa é uma forma de competir com as grandes empresas e captar clientes ideais para o seu negócio. 

9. Não exige experiência prévia 

O marketing digital não exige que você tenha uma experiência prévia nesse meio, afinal, as estratégias dessa natureza se baseiam em erro e acerto. Você precisa testar o que entende, ver o que pode prosseguir e o que deve ser substituído. 

Se você não tiver nenhum contato com o marketing digital, o ideal é contar com o auxílio de especialistas, com a Dinamic Web

10. Sem restrições no gerenciamento 

Um dos pontos mais benéficos do marketing digital é que não há restrições no que se refere ao gerenciamento. Na verdade, quem define esse ponto é você, o seu orçamento e a dedicação no momento. 

11. Treinamento online e sem custos 

Para aplicar as estratégias de marketing digital, é possível buscar por treinamentos digitais, e eles são, na maioria, sem custos. Com o YouTube, e as demais redes sociais, o conhecimento se tornou democrático. Por isso, você poderá entender melhor sobre o marketing digital, sem gastar por isso. 

12. Flexibilidade nos horários 

Outro motivo para que você invista em marketing digital é o fato de ter flexibilidade nesse meio, tendo em vista, ainda, a praticidade de trabalhar de casa. Com essa flexibilidade dos horários, é possível colocar em prática outras atividades no dia a dia. 

13. Flexibilidade no local 

Por outro lado, o marketing digital também permite uma flexibilidade no que se refere ao local de trabalho. Por isso, você pode viajar, ficar em casa ou alugar um espaço de coworking para trabalhar, não existem regras. 

14. Explorar habilidades em diversos projetos

Ao decidir investir em marketing digital, você terá contato com diversas habilidades, que mesmo que não seja você a executá-las, terá um contato. Por isso, com o tempo, será mais fácil de aplicar estratégias ou substituir o que não está funcionando. Até mesmo a mensurabilidade de resultados ficará mais simples de entender. 

15. Criar a sua autoridade digital

Por fim, o último motivo que trouxemos é a criação de uma autoridade digital, sendo assim, você tem o seu espaço no meio virtual, auxiliando você a alcançar os seus objetivos. 

Como você pôde perceber, o marketing digital traz consigo diversos benefícios, e se você deseja mudar completamente de vida, conte conosco para ser seu aliado.

Fale gratuitamente com nossos consultores.
imagem logo da Dinamic Web