É imprescindível para uma empresa, que deseja aumentar suas vendas, não estar presente e atuante na internet. Mais do que isso: é vital que ela saiba estreitar relações com clientes e fornecedores. Portanto, neste artigo, vamos abordar 10 exemplos de e-mail de apresentação de empresa.
Esse conteúdo é importante para divulgar a empresa; estreitar uma relação com terceiros e também consolidar a imagem. O e-mail é um canal de comunicação da internet ainda muito válido para as empresas.
Mesmo com avanço de outras ferramentas de comunicação, uma empresa precisa apostar nele como instrumento também de divulgação.
O e-mail não está datado!
Uma das mais importantes ferramentas de comunicação, o e-mail ainda é muito importante para o mundo dos negócios. É a partir dele que pode se estabelecer uma relação duradoura com o seu cliente. Portanto, uma empresa precisa ter muito cuidado com a forma com que lida com essa ferramenta.
Não se deve desprezar a importância que o e-mail tem como contato entre empresa e cliente. Mais do que isso, deve-se atentar para ela como se observa outros mecanismos e ações de marketing.
A compreensão do e-mail como ferramenta de comunicação
O e-mail ainda é muito importante, mesmo com a adoção de diversos outros canais de comunicação, como os chats de redes sociais ou aplicativos de mensagens e ligação.
No entanto, pense que a sua empresa não é simplesmente uma extensão de sua pessoa física. Ela é um ente com identidade jurídica que não pode se comunicar apenas por meios informais.
Isso não quer dizer que é proibido a divulgação de mensagens por outros instrumentos de comunicação. Mas para a empresa, de forma oficial, o e-mail tem um caráter fidedigno ao que a “empresa”, “grupo” ou “instituição” adota como práticas empresariais.
O foco da empresa com os e-mails de apresentação
Todavia, não pense que, por isso, o e-mail precisa ser “desumanizado” quando de sua utilização. Ou seja, mensagens rígidas e frias como se apenas um robô estivesse se comunicando com o interlocutor, seja ele clientes ou fornecedores, por exemplo.
Não! Se uma dessas pessoas cadastrou o endereço de e-mail dela para sua empresa, é porque ela sabe que, mais cedo ou mais tarde, receberá mensagens de você. Por isso, como aquela velha máxima destaca: a primeira impressão é a que fica.
Enfim, o e-mail de apresentação de uma empresa é fundamental nesse sentido de posicionar-se perante o cliente; comentar sobre serviços e também ressaltar ao receptor que ele pode ter confiança naquilo que está especificado como mensagem.
Mas o que vem a ser um e-mail de apresentação?
O e-mail de apresentação de uma empresa é uma ferramenta de prospecção de novos clientes, também servindo para estreitar um vínculo que poderá resultar em negócios. Trata-se, assim, de um mecanismo de convencimento para que o receptor preste atenção na mensagem que você divulga.
Essa mensagem não pode ser comparada a mecanismos como spam. Esse tipo de mensagem não tem um direcionamento segmentado à pessoa. Eles costumam tentar acertar o maior número de alvos e fisgar clientes por meio dessas mensagens.
Por isso, muitas vezes um e-mail sem foco a determinado tipo de cliente, acaba por ser “identificado” como um spam, por ser disseminado em massa. Isso só traz prejuízos para a imagem da empresa.
Resumidamente: o e-mail de apresentação é uma abordagem que cativa a atenção do cliente em potencial e, por meio dele, pode se conseguir estruturar uma relação duradoura entre empresa e consumidor.
Exemplos de e-mail de apresentação
Agora, vamos aos exemplos de e-mail de apresentação:
1 – Foco no cliente
Nesse exemplo de e-mail de apresentação, o direcionamento da mensagem é para focar exclusivamente no destinatário dela: o cliente em potencial. Por isso, evite um texto com delongas, cansativo. Apresente-se como uma empresa que pode solucionar as demandas que ela tem.
Mas não tente vender nada nesta mensagem. Aproveite para encaminhar o e-mail com um assunto interessante que desperte a atenção para essa pessoa.
Por isso, dedique atenção ao headline do seu e-mail. Essa dica é preponderante para qualquer exemplo de e-mail de apresentação, afinal a grande maioria das pessoas não abre um e-mail se o assunto não for interessante. Dedique mais tempo e atenção a essa questão!
2 – Obtenha valor com uma mensagem que detalhe soluções
Para o e-mail da apresentação você pode utilizar ferramentas para identificar o perfil e as demandas do cliente que você deseja obter um contato mais efetivo.
Com apoio de uma assessoria especializada que possa segmentar o seu público-alvo, você também saberá as demandas que ele tem.
Dessa forma, utilize a mensagem de apresentação para expor argumentos que a façam procurar seus serviços. Por exemplo:
“Nós percebemos que na sua área de atuação, você tem necessidade (de um determinado produto ou serviço), dessa forma, temos a melhor solução para você com…”.
3 – Direcionar o cliente para um outro meio de atendimento
O e-mail de apresentação é o grande objetivo para atração de clientes e é o foco deste artigo. Contudo, um exemplo de ação de e-mail de apresentação de empresa é também para levá-lo a outro meio de atendimento.
Na mensagem, você pode utilizar argumentos para um outro meio em que a empresa tentará concretizar a venda. Olhe o exemplo:
“Se for de seu interesse, após conhecer um pouco das soluções oferecidas pela empresa, podemos estabelecer um contato por meio de contato telefônico. Se você quiser, entre em contato em nosso telefone…”.
4 – Explique como conseguiu o contato
Uma forma de conquistar um cliente por meio do texto de apresentação no e-mail é ressaltar como foi que conseguiu o contato dele. Para isso, expliquei desde o primeiro parágrafo como obteve o e-mail dele e demonstre como trabalha a empresa. A linha de atuação, serviços e produtos e em que pode ajudar.
Seja transparente explique que o contato foi obtido por intermédio de uma outra pessoa ou empresa e que enviou o e-mail por saber que poderia beneficiá-lo com algum tipo de parceria.
5 – E-mail de apresentação que desperte a atenção, mas breve
Você não pode desperdiçar um contato em virtude de um e-mail de apresentação cansativo e que fale muito, mas que informa pouco. Por isso, ser breve no corpo do texto da mensagem de e-mail pode qualificar a sua relação com o cliente em potencial.
Para este modelo de texto de e-mail de apresentação, a dica é dividi-lo em três partes:
Começo – de uma a duas frases em que você se apresenta;
Meio – aqui entra o principal da mensagem, a oferta (de duas a três frases);
Fim – Não encerre com o término da proposta. Aguce a curiosidade da pessoa, destacando que se ela desejar mais informações pode entrar em contato, retornando ao e-mail ou por telefone.
6 – E-mail de apresentação com links, mas use com parcimônia
Outro exemplo de e-mail de apresentação de empresa é o que traz links para o site da empresa ou para produtos que ela disponibiliza. Todavia, você precisa entender que, caso escolha divulgar na mensagem links, o ideal é não poluir o texto.
Além de causar distração para o foco principal que é a mensagem, também pode causar o cansaço do destinatário. Ele não vai querer abrir todos os links para entender de fato o que você deseja.
Portanto, use o link se for para divulgar, por exemplo, o portfólio da empresa ou dos seus trabalhos. Em sua assinatura, pode usar links, mas que direcionem à sua identificação, como perfil do Linkedlin, por exemplo.
Contudo, que seja um link no texto da mensagem e até dois em sua assinatura. Mais do que isso prejudicará o objetivo da mensagem de apresentação.
7 – Apresente resultados
Um outro exemplo de texto para e-mail de apresentação da empresa é o que você foca em resultados. Com objetividade, apresente na mensagem algo que você já obteve com outros clientes (claro, primeiro busque a permissão deles para utilizar como referência).
Muitos clientes em potencial ficam mais confiantes em uma mensagem de apresentação que além de divulgar o que a empresa faz, também demonstra o que ela já conquistou para outros clientes.
Você pode colocar esses resultados em tópicos, pois assim eles se sobressaem na mensagem.
Se você souber encaixar esses aspectos para a sua mensagem, entre a introdução e o fim, poderá obter um retorno mais fácil em sua apresentação.
8 – Demonstre que você poderá oferecer um benefício claro ao cliente
É um e-mail de apresentação que precisa não só estabelecer uma relação com o destinatário, mas também fazer com que a sua empresa possa efetuar um negócio com essa pessoa ou empresa.
Por isso, nesse exemplo, além de todos os requisitos já explicados anteriormente, uma dica é enfatizar em um beneficio claro que poderá ser oferecido a essa pessoa ou empresa. Para isso é fundamental que você já tenha informações atualizadas sobre esse destinatário.
A ênfase na mensagem de apresentação poderá ser: “Além dessas dicas, tenho outras interessantes sobre benefícios que você pode querer para aumentar as vendas da sua empresa”.
9 – Conduza o destinatário a tomada de decisões
Não encerre o texto de apresentação de forma que dependa apenas dele decidir se responderá ou não. Nesse modelo de e-mail de apresentação, você pode conduzir para que ele realize a ação de responder.
Para isso, se o e-mail de apresentação visa estabelecer a apresentação da empresa e, também, levar o prospecto a uma reunião seja presencial, telefone ou virtual, faça com que ele entenda que os benefícios que você tem para ele, não podem ser apresentados e explicados apenas por e-mail.
Assim, procure não ser muito enfático ou invasivo, mas sugira no encerramento, um dia ou hora para que você possa apresentar mais detalhes da empresa.
10 – Acima de tudo, seja gentil!
Você pode utilizar qualquer dos modelos e dicas exemplificados neste artigo para constituir o e-mail de apresentação da empresa. Pode até acrescentar um pouco de cada um no texto. Contudo, uma coisa é inegável: você precisa ser educado, transparente e, principalmente, gentil com o seu destinatário.
Não use formatos impessoais que fujam desses requisitos, nem formais, como um simples “atenciosamente”. Procure demonstrar que você representa a sua empresa, mas não é um robô. Por isso, se despeça de forma gentil, demonstrando seu interesse nessa relação.
Outro fator positivo é que esse tipo de e-mail de apresentação deve conter a sua assinatura completa. Nela, além do nome, cargo e contato, você pode incluir também o links de seu portfólio ou da empresa em que atua.
Para saber mais e ter mais dicas de marketing digital
Você pode achar que a produção de um e-mail de apresentação de empresa é algo simples e rotineiro, ou que ele não traz resultados imediatos para atração de clientes e aumento nas vendas. Se você pensa isso, está enganado.
É preciso muita atenção com o e-mail de apresentação de uma empresa porque ela também é uma ferramenta de marketing digital. Isso sem falar que ela representa muito da credibilidade que a empresa precisa ter para superar a concorrência.
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