Atualmente, não se pode pensar em atração de clientes e consolidação de negócios, sem pensar em marketing digital. Investir ferramentas tradicionais de comunicação digital podem ampliar seus negócios. Neste artigo, serão apresentados 10 exemplos de e-mail de boas vindas para a empresa. Confira!
É importante compreender que, mesmo com novas opções de comunicação na internet, como chats de redes sociais ou aplicativos de mensagens e ligação telefônica, o uso do e-mail ainda é primordial para uma empresa.
Credibilidade para a empresa
Isso porque ele confere identidade e credibilidade à empresa. É o instrumento oficial de uma empresa quando ela aborda um cliente em potencial, um novo fornecedor ou até uma empresa que será parceria em seus negócios.
E o e-mail de boas vindas é um poderoso instrumento de feedback que demonstra o respeito da empresa para a relação que está iniciando.
Qual a importância do e-mail de boas vindas?
Pesquisas indicam que o número de empresas que trabalham com a produção e o envio de e-mails de boas vindas ainda é muito pequeno no computo geral. Dados da consultoria Ciceron estimam que apenas 39% das marcas mandam esse tipo de mensagem para novos clientes.
O restante se divide em aqueles que demoram até 48 horas para encaminhar esse tipo de e-mail e outro percentual que não envia e-mail de boas vindas.
Isso pode parecer não afetar na relação comercial das empresas para com os clientes, mas é um equívoco pensar dessa forma. Não adianta a empresa realizar ações bem postadas de marketing digital; apostar em newsletters e ter um site atrativo, mas se pequenos cuidados não forem adotados, todo esse trabalho pode ser em vão.
O e-mail de boas vindas é uma das ações do e-mail marketing.
O que é e-mail marketing?
Trata-se do uso do e-mail para uma série de ações de marketing digital para que se faça contato; crie-se um vínculo com o cliente e, a partir desse relacionamento, os clientes consumam mais produtos e serviços da empresa.
Não se deve confundir com a utilização de mensagens como as de um spam, o e-mail marketing tem uma série de aspectos que têm como base o foco no contexto em que está a relação com o cliente.
Dessa forma, há, por exemplo, o e-mail de apresentação da empresa e o de boas vindas, como ações que usam a ferramenta de comunicação do e-mail.
O que não deve faltar em um e-mail de boas vindas?
Imagine que você é dono de uma editora de jornais e revistas. Em temos de dificuldade para o comércio de impressos, você conseguiu que pessoas investissem na assinatura de seu produto.
Uma das formas de demonstrar o agradecimento pela escolha da marca, é utilizar o e-mail de boas vindas para estreitar ainda mais essa relação que começa. Portanto, alguns itens não podem ficar de fora. Vamos a eles:
- Antes de tudo agradeça. Inicie a mensagem do e-mail com um agradecimento pela escolha do produto ou serviço da empresa.
- De forma sucinta, novamente, apresente a marca. É importante que o cliente saiba que a divulgação do que você oferece não foi apenas para atraí-lo na primeira mensagem.
- Oportunize um desconto. Nesse e-mail de boas vindas você pode incentivar que o cliente aproveite e adquira um desconto, frete grátis ou outro benefício.
- Informe a periodicidade de comunicação por e-mails. O cliente ficará satisfeito em saber que esse tipo de abordagem não será costumeira. Apenas em determinados períodos. Essa franqueza traz mais credibilidade para a relação.
Confira exemplos de e-mails de boas vindas que sua empresa pode encaminhar
Regra básica para todos os modelos que serão expostos: textos concisos, nada de explanações longas sobre como é importante ter estabelecido esse contato.
1 – Apresentação de produtos ou serviços adquiridos
Primeiro apresente-se com uma saudação. Em seguida, agradeça pelo interesse nos produtos e serviços da empresa. Abaixo, insira um link que possa guiar o destinatário ao “quem somos” do site da empresa.
Por fim, detalhe novamente os benefícios que ele conquistou adquirindo os produtos ou serviços da empresa. Informe que atualizações, promoções e informações gerais serão encaminhadas por esse contato de e-mail da empresa. Encerre com novo agradecimento.
O básico que sempre agrada em termos de informações.
Modelo de exemplo: Pixelbuddah
Fonte: Pixelbuddah
2 – Exemplo de e-mail agradável e caloroso
Neste exemplo de e-mail, a empresa saúda a escolha do cliente e agradece a preferência concedendo um código de inscrição para ele utilizar. Nesse caso, além de estabelecer o primeiro contato, dando boas vindas ao novo cliente, você já estabelece que ele realize uma ação futura.
Essa ação futura faz com que ele acesse o código que o levará ao site da empresa. Além de ser uma maneira de estabelecer a relação, é uma forma humanizada, agradável e calorosa de interagir com o cliente.
A base é a busca de fortalecimento para relação entre empresa e cliente.
Modelo de exemplo: Makeup Geek
Fonte: Makeup Geek
3 – Simplicidade e foco para o produto
Há exemplos de e-mail de boas vindas para novos clientes que abusam de diversos itens e informações. Isso pode cansar o receptor. Se você quer apostar em um modelo simples e direto em mensagem, pode focar em apenas informar sobre o produto.
Após a saudação e agradecimentos iniciais, você já parte para a descrição do produto ou serviço que o cliente escolheu. Também sem estender na descrição, você ressalta que mais informações sobre utilização do produto ou serviço podem ser obtidas, ou em um link para detalhar o passo a passo ou por contato direto.
O produto é a principal mensagem.
Modelo de exemplo: Google Data Studio
Fonte: Google Data Studio
4 – Visual e informativo
Se o exemplo anterior utiliza o minimalismo para expressar a sua mensagem de boas vindas, este modelo vai em outra direção. Ele traz seu texto alinhado a uma série de imagens em um template leve e descontraído.
Ideal para marcas e empresas que trabalham com venda de roupas, por exemplo, esse modelo reforça que ao acessar o código você ganha um desconto e utiliza-se também de links para redes sociais, deixando o processo ainda mais interativo.
Divertido como experiência de e-mail de boas vindas.
Modelo de exemplo: Roupas BlackMilk
Fonte: BlackMilk
5 – Estilo tradicional
Opção de e-mail de boas vindas para quem aposta num estilo mais conservador e tradicional de comunicação. Ou seja, não precisa de textos com diversos links, imagens ou um template inovador. O texto é o principal foco deste modelo.
Para este exemplo, após a saudação e o agradecimento, o direcionamento do texto vai para informar sobre o produto; a periodização de atualizações; o cronograma de envio de e-mails da empresa e, por fim, destaca um bônus para quem acessar um código promocional, estimulando mais experiências com a marca.
Simples, direto e com foco.
Modelo de exemplo: Copywriter’s Roundtable
Fonte: Copywriter’s Roundtable
6 – Informações e comprometimento social
Em um momento em que a sociedade atual enfrenta diversas crises, nada melhor do que reforçar o posicionamento da empresa como apoiadora de causas sociais. Isso pode agregar ainda mais ao e-mail de boas vindas.
Nesse modelo, você pode trazer todos os aspectos informativos: do agradecimento chegando a um bônus por ter escolhido a empresa e, claro, explicando sobre o produto ou serviço que ela escolheu, mas pode ir além: destacando o diferencial de comprometimento social da empresa.
Agrega-se valor com os próprios posicionamentos sociais da empresa.
Modelo de exemplo: Lessa
Fonte: Lessa
7 – Boas vindas e identificação do cliente
O exemplo de e-mail de boas vindas não foge dos demais. Ele conta com os mesmos elementos como saudação, agradecimento e breve apresentação com que a empresa trabalha.
No entanto, ela apresenta também uma galeria com itens de categorias de produtos que a empresa trabalha. A partir dessas categorias pode-se definir o que, realmente, atrai o cliente que assinou essa newsletter e, a partir daí, focar no direcionamento de promoções para o gosto pessoal dele.
Oportuno para descobrir o que busca o cliente em termos de produtos ou serviços.
Modelo de exemplo: Charles Tyrwhitt
Fonte: Charles Tyrwhitt
8 – Desconto para clientes e para novos clientes
Além de agradecer, apresentar a marca e a empresa e divulgar os produtos, o “boas vindas” pode ser ainda mais efetivo com ação para fidelizar esse cliente. Para isso, pode-se produzir o e-mail com a ferramenta do “bônus da indicação”.
Ou seja, você indica a partir desse e-mail amigos que terão um valor em descontos e passa a contar com o mesmo percentual em desconto para as suas compras. É uma técnica de divulgação que surge a partir do “boas vindas” e também promove a fidelização de clientes.
Uma ação que ressalta o nome da marca e da empresa por meio de descontos e promoções.
Modelo de exemplo: Knixi
Fonte: Knixi
9 – Elegância e com toque pessoal
Um e-mail de boas vindas com um estilo pessoal e elegante para o destinatário. Nesse modelo, nada de muito abusivo em imagens e links, nem em texto. Os aspectos essenciais de uma mensagem de boas vindas, porém com um algo a mais.
Um design de template minimalista, com poucos elementos, acrescido de um texto com mensagem do fundador da empresa para o destinatário. Além desse toque especial, oferece nesse primeiro contato, 10% de desconto na primeira compra.
Mensagem que informa e cativa pela simplicidade.
Modelo de exemplo: Notiq
Fonte: Notiq
10 – Convite o cliente a visitar o site
Exemplo de e-mail de boas vindas em que a empresa explica saúda o novo cliente e explica de forma facilidade como funciona a sua plataforma de utilização no site. Tudo isso sem pressionar o cliente a tomar essa decisão agora.
Isso porque agrega imagem e texto convidativo ao destinatário e faz com que ao mesmo tempo funcione como um e-mail de confirmação de recebimento, sem ter um perfil de tentar persuadir de forma pesada a pessoa a acessar o site. Além disso, também é um convite para após essa experiência, também possa fazer o cliente acessar as redes sociais, cujos links também estão no e-mail.
Trata-se de uma ação de boas vindas ao cliente e também de confirmação.
Modelo de exemplo Airbnb
Fonte:Airbnb
Foco no e-mail de boas vindas
Você percebeu que pode-se ter várias opções de e-mail de boas vindas da empresa para seus clientes em potencial. É uma poderosa ferramenta de marketing digital que pode favorecer na consolidação de uma relação entre você e seus clientes.
Há diversos exemplos, templates e estilos para se trabalhar com modelos de e-mail marketing. Você pode usar sua inspiração a partir desses modelos, mas um fator é essencial: é preciso adotar essa ferramenta que não só saúda e agradece ao primeiro contato, mas pode resultar em vendas imediatas.
E, caso precise de uma consultoria em marketing digital, com uma série de serviços que vão desde o desenvolvimento de sites para sua empresa, nada melhor do que confiar em que atua com excelência nesse segmento.
E uma dessas empresas é a Dinamic Web
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