10 Exemplos de E-mail de Boas Vindas para Novos Clientes

Sumário Rápido

Atualmente, não se pode pensar em atração de clientes e consolidação de negócios, sem pensar em marketing digital. Investir ferramentas tradicionais de comunicação digital podem ampliar seus negócios. Neste artigo, serão apresentados 10 exemplos de e-mail de boas vindas para a empresa. Confira!

É importante compreender que, mesmo com novas opções de comunicação na internet, como chats de redes sociais ou aplicativos de mensagens e ligação telefônica, o uso do e-mail ainda é primordial para uma empresa.

Credibilidade para a empresa

Isso porque ele confere identidade e credibilidade à empresa. É o instrumento oficial de uma empresa quando ela aborda um cliente em potencial, um novo fornecedor ou até uma empresa que será parceria em seus negócios.

E o e-mail de boas vindas é um poderoso instrumento de feedback que demonstra o respeito da empresa para a relação que está iniciando.

Qual a importância do e-mail de boas vindas?

Pesquisas indicam que o número de empresas que trabalham com a produção e o envio de e-mails de boas vindas ainda é muito pequeno no computo geral. Dados da consultoria Ciceron estimam que apenas 39% das marcas mandam esse tipo de mensagem para novos clientes.

O restante se divide em aqueles que demoram até 48 horas para encaminhar esse tipo de e-mail e outro percentual que não envia e-mail de boas vindas.

Isso pode parecer não afetar na relação comercial das empresas para com os clientes, mas é um equívoco pensar dessa forma. Não adianta a empresa realizar ações bem postadas de marketing digital; apostar em newsletters e ter um site atrativo, mas se pequenos cuidados não forem adotados, todo esse trabalho pode ser em vão.

O e-mail de boas vindas é uma das ações do e-mail marketing.

O que é e-mail marketing?

Trata-se do uso do e-mail para uma série de ações de marketing digital para que se faça contato; crie-se um vínculo com o cliente e, a partir desse relacionamento, os clientes consumam mais produtos e serviços da empresa.

Não se deve confundir com a utilização de mensagens como as de um spam, o e-mail marketing tem uma série de aspectos que têm como base o foco no contexto em que está a relação com o cliente. 

Dessa forma, há, por exemplo, o e-mail de apresentação da empresa e o de boas vindas, como ações que usam a ferramenta de comunicação do e-mail.

O que não deve faltar em um e-mail de boas vindas?

Imagine que você é dono de uma editora de jornais e revistas. Em temos de dificuldade para o comércio de impressos, você conseguiu que pessoas investissem na assinatura de seu produto.

Uma das formas de demonstrar o agradecimento pela escolha da marca, é utilizar o e-mail de boas vindas para estreitar ainda mais essa relação que começa. Portanto, alguns itens não podem ficar de fora. Vamos a eles:

  • Antes de tudo agradeça. Inicie a mensagem do e-mail com um agradecimento pela escolha do produto ou serviço da empresa.
  • De forma sucinta, novamente, apresente a marca. É importante que o cliente saiba que a divulgação do que você oferece não foi apenas para atraí-lo na primeira mensagem.
  • Oportunize um desconto. Nesse e-mail de boas vindas você pode incentivar que o cliente aproveite e adquira um desconto, frete grátis ou outro benefício.
  • Informe a periodicidade de comunicação por e-mails. O cliente ficará satisfeito em saber que esse tipo de abordagem não será costumeira. Apenas em determinados períodos. Essa franqueza traz mais credibilidade para a relação.

Confira exemplos de e-mails de boas vindas que sua empresa pode encaminhar

Regra básica para todos os modelos que serão expostos: textos concisos, nada de explanações longas sobre como é importante ter estabelecido esse contato. 

1 – Apresentação de produtos ou serviços adquiridos

Primeiro apresente-se com uma saudação. Em seguida, agradeça pelo interesse nos produtos e serviços da empresa. Abaixo, insira um link que possa guiar o destinatário ao “quem somos” do site da empresa. 

Por fim, detalhe novamente os benefícios que ele conquistou adquirindo os produtos ou serviços da empresa. Informe que atualizações, promoções e informações gerais serão encaminhadas por esse contato de e-mail da empresa. Encerre com novo agradecimento.

O básico que sempre agrada em termos de informações. 

Modelo de exemplo: Pixelbuddah

Fonte: Pixelbuddah

2 – Exemplo de e-mail agradável e caloroso

Neste exemplo de e-mail, a empresa saúda a escolha do cliente e agradece a preferência concedendo um código de inscrição para ele utilizar. Nesse caso, além de estabelecer o primeiro contato, dando boas vindas ao novo cliente, você já estabelece que ele realize uma ação futura.

Essa ação futura faz com que ele acesse o código que o levará ao site da empresa. Além de ser uma maneira de estabelecer a relação, é uma forma humanizada, agradável e calorosa de interagir com o cliente.

A base é a busca de fortalecimento para relação entre empresa e cliente.

Modelo de exemplo: Makeup Geek

Fonte: Makeup Geek

3 –  Simplicidade e foco para o produto

Há exemplos de e-mail de boas vindas para novos clientes que abusam de diversos itens e informações. Isso pode cansar o receptor. Se você quer apostar em um modelo simples e direto em mensagem, pode focar em apenas informar sobre o produto.

Após a saudação e agradecimentos iniciais, você já parte para a descrição do produto ou serviço que o cliente escolheu. Também sem estender na descrição, você ressalta que mais informações sobre utilização do produto ou serviço podem ser obtidas, ou em um link para detalhar o passo a passo ou por contato direto.

O produto é a principal mensagem.

Modelo de exemplo: Google Data Studio

Fonte: Google Data Studio

4 –  Visual e informativo

Se o exemplo anterior utiliza o minimalismo para expressar a sua mensagem de boas vindas, este modelo vai em outra direção. Ele traz seu texto alinhado a uma série de imagens em um template leve e descontraído. 

Ideal para marcas e empresas que trabalham com venda de roupas, por exemplo, esse modelo reforça que ao acessar o código você ganha um desconto e utiliza-se também de links para redes sociais, deixando o processo ainda mais interativo.

Divertido como experiência de e-mail de boas vindas.

Modelo de exemplo: Roupas BlackMilk

Fonte: BlackMilk

5 – Estilo tradicional

Opção de e-mail de boas vindas para quem aposta num estilo mais conservador e tradicional de comunicação. Ou seja, não precisa de textos com diversos links, imagens  ou um template inovador. O texto é o principal foco deste modelo.

Para este exemplo, após a saudação e o agradecimento, o direcionamento do texto vai para informar sobre o produto; a periodização de atualizações; o cronograma de envio de e-mails da empresa e, por fim, destaca um bônus para quem acessar um código promocional, estimulando mais experiências com a marca.

Simples, direto e com foco.

Modelo de exemplo: Copywriter’s Roundtable

Fonte: Copywriter’s Roundtable

6 – Informações e comprometimento social

Em um momento em que a sociedade atual enfrenta diversas crises, nada melhor do que reforçar o posicionamento da empresa como apoiadora de causas sociais. Isso pode agregar ainda mais ao e-mail de boas vindas. 

Nesse modelo, você pode trazer todos os aspectos informativos: do agradecimento chegando a um bônus por ter escolhido a empresa e, claro, explicando sobre o produto ou serviço que ela escolheu, mas pode ir além: destacando o diferencial de comprometimento social da empresa.

Agrega-se valor com os próprios posicionamentos sociais da empresa. 

Modelo de exemplo: Lessa

Fonte: Lessa

7 – Boas vindas e identificação do cliente

O exemplo de e-mail de boas vindas não foge dos demais. Ele conta com os mesmos elementos como saudação, agradecimento e breve apresentação com que a empresa trabalha. 

No entanto, ela apresenta também uma galeria com itens de categorias de produtos que a empresa trabalha. A partir dessas categorias pode-se definir o que, realmente, atrai o cliente que assinou essa newsletter e, a partir daí, focar no direcionamento de promoções para o gosto pessoal dele.

Oportuno para descobrir o que busca o cliente em termos de produtos ou serviços.

Modelo de exemplo: Charles Tyrwhitt

Fonte: Charles Tyrwhitt

8 – Desconto para clientes e para novos clientes

Além de agradecer, apresentar a marca e a empresa e divulgar os produtos, o “boas vindas” pode ser ainda mais efetivo com ação para fidelizar esse cliente. Para isso, pode-se produzir o e-mail com a ferramenta do “bônus da indicação”.

Ou seja, você indica a partir desse e-mail amigos que terão um valor em descontos e passa a contar com o mesmo percentual em desconto para as suas compras. É uma técnica de divulgação que surge a partir do “boas vindas” e também promove a fidelização de clientes.

Uma ação que ressalta o nome da marca e da empresa por meio de descontos e promoções.

Modelo de exemplo: Knixi 

Fonte: Knixi

9 – Elegância e com toque pessoal

Um e-mail de boas vindas com um estilo pessoal e elegante para o destinatário. Nesse modelo, nada de muito abusivo em imagens e links, nem em texto. Os aspectos essenciais de uma mensagem de boas vindas, porém com um algo a mais.

Um design de template minimalista, com poucos elementos, acrescido de um texto com mensagem do fundador da empresa para o destinatário. Além desse toque especial, oferece nesse primeiro contato, 10% de desconto na primeira compra. 

Mensagem que informa e cativa pela simplicidade.

Modelo de exemplo: Notiq

Fonte: Notiq

10 – Convite o cliente a visitar o site

Exemplo de e-mail de boas vindas em que a empresa explica saúda o novo cliente e explica de forma facilidade como funciona a sua plataforma de utilização no site. Tudo isso sem pressionar o cliente a tomar essa decisão agora.

Isso porque agrega imagem e texto convidativo ao destinatário e faz com que ao mesmo tempo funcione como um e-mail de confirmação de recebimento, sem ter um perfil de tentar persuadir de forma pesada a pessoa a acessar o site. Além disso, também é um convite para após essa experiência, também possa fazer o cliente acessar as redes sociais, cujos links também estão no e-mail.

Trata-se de uma ação de boas vindas ao cliente e também de confirmação.

Modelo de exemplo Airbnb

Fonte:Airbnb

Foco no e-mail de boas vindas

Você percebeu que pode-se ter várias opções de e-mail de boas vindas da empresa para seus clientes em potencial. É uma poderosa ferramenta de marketing digital que pode favorecer na consolidação de uma relação entre você e seus clientes.

Há diversos exemplos, templates e estilos para se trabalhar com modelos de e-mail marketing. Você pode usar sua inspiração a partir desses modelos, mas um fator é essencial: é preciso adotar essa ferramenta que não só saúda e agradece ao primeiro contato, mas pode resultar em vendas imediatas. 

E, caso precise de uma consultoria em marketing digital, com uma série de serviços que vão desde o desenvolvimento de sites para sua empresa, nada melhor do que confiar em que atua com excelência nesse segmento.

E uma dessas empresas é a Dinamic Web

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