Como Fazer Seu Site Aparecer no Google

Sumário Rápido

Desenho de um Notebook com paginas abertas Fazer o seu site aparecer, de uma forma positiva e com destaque, no Google, costuma ser uma tarefa difícil. Isso porque a maioria das empresa tem esse mesmo resultado como objetivo. Assim, é necessário ter dedicação e foco até aparecer no Google. Pensando nisso, hoje trouxemos algumas dicas que podem te ajudar.

Para que esse resultado se torne possível, conte com uma estratégia bem planejada, garantindo a melhor performance possível nos mecanismos de busca. Um exemplo de técnica que pode te auxiliar é o SEO. Com o SEO, você otimiza o site para as pesquisas.
Na verdade, para aparecer no Google é preciso reunir alguns fatores, e isso inclui os critérios utilizados pelo buscador, como o Google. Ou seja, aplicar o SEO e demais técnicas de otimização é apenas o primeiro passo.

Após isso, você deve entender como os mecanismos de busca funcionam.
Inicialmente, ainda destacamos que existem duas grandes formas de aparecer no Google: por meio do tráfego orgânico ou do pago. As duas modalidades têm os seus pontos positivos e negativos. Cabe a você decidir qual seria a melhor opção para o seu negócio.

Como o Google decide pelo ranqueamento de sites?

Antes de decidir qual a modalidade de tráfego você vai seguir, entenda os critérios utilizados pelo Google na hora dos resultados. Isto é, quando uma busca é feita no Google, alguns resultados são exibidos com prioridade e destaque. Se você acreditava que isso era feito de maneira aleatória, saiba que esse pensamento é equivocado.

Nesse sentido, ao buscar por algum termo ou palavra-chave, o Google vai ranquear os links de acordo com alguns critérios. Assim, alguns sites estão na primeira página, e são os mais acessados. Até porque é muito incomum passar da segunda página.
Se a sua página ou site não está aparecendo nesses resultados, tenha uma certa atenção com o que está fazendo. Afinal, algum dos critérios não está sendo seguido. Alguns motivos em específico justificam essa ausência, como:

– Sites novos;
– Sites sem conexão com os demais sites da internet;
– Quando o design impede ou dificulta o ato de rastear do Google; e
– O algoritmo do Google esbarra com alguns erros no site.
Dentre os principais critérios utilizados pelo Google para ranquear os sites, podemos citar o conteúdo de qualidade e uma experiência segura com HTTPs. Além disso, ter a empresa cadastrada no Google Meu Negócio pode melhorar a posição nos resultados de busca.

O que distingue o tráfego pago do tráfego orgânico?

Nesse momento inicial, é interessante trazer alguns fatores que distinguem o tráfego pago do tráfego orgânico. Os dois possuem o mesmo objetivo: criar uma presença digital e melhorar o reconhecimento da sua marca. Porém, para chegar a esse resultados, os dois métodos utilizam caminhos distintos.

Primeiro, o tráfego pago pode ser representado por anúncios, pois ele ocorre através de mídias pagas. A desvantagem é que é necessário ter um orçamento mais confortável para investir no tráfego pago. Entretanto, os resultados começam a surgir muito mais rápido que o comum. Além disso, você consegue controlar o investimento.

Por outro lado, no tráfego orgânico não é necessário investir, ao menos de forma direta. Isso porque esse tráfego se baseia na frequência de postagens, e não do seu orçamento. Apesar de os resultados demorarem um pouco, quando eles surgem são duradouros.

Dicas para aparecer no Google

Caso a sua meta aparecer mais no Google, a fim de conseguir visualizações ou outros objetivos, confira algumas dicas que podem te ajudar nisso. A depender do site, do tamanho deles, é interessante contar o auxílio de uma consultoria, por exemplo. Isso ocorre com profissionais especialistas em SEO.

Ao contar com a ajuda profissional de alguém que entende de SEO, o comum é seguir com o tráfego orgânico. Porém, em alguns casos, a melhor opção para o momento é investir em tráfego pago.
Caso você não tenha criado ainda o seu site, por estar sem nenhuma orientação, veja as nossas dicas a seguir. Inclusive, algumas ferramentas hoje oferecem a opção de criar o seu site. Isso é um auxílio muito grande para aqueles que não possuem domínio das ações no meio digital.
Diante disso, confira abaixo dicas primordiais para conseguir boas posições no Google.
Desenho de duas pessoas desligando uma tomada

Indique ao Google páginas com erros

É possível indicar ao Google sites que estejam com algumas irregularidades, isto é, que não deveriam nem ser rastreadas. Assim, caso queira, você pode fazer a indicação de páginas internas sem nenhuma informação interessante. Mas que, por algum motivo, estão nos primeiros resultados nos buscadores.

Essa prática costuma ser recomendada pois mostra ao algoritmo do Google que nem sempre o algoritmo está coerente. Assim, algumas páginas não deveriam ser rastreadas.

Para isso, você pode sinalizar essas páginas, pois o Google valoriza toda a experiência que o usuário tem com as pesquisas.

Dê o nome correto para a suas páginas

O responsável por realizar o rastreamento dos sites publicados na web é o Googlebot. Dessa maneira, ele foi criado para ter uma experiência similar a que as pessoas normalmente têm com os sites.
Logo, no momento de análise desse robô em relação ao seu site, ele deve encontrar todas as informações que estava procurando quando iniciou a pesquisa. E se ele não encontrar, isso significa que os usuários não encontrarão também – ou terão algum tipo de dificuldade para isso.
A fim de evitar esse tipo de acontecimento, é interessante dar o nome correto para as suas páginas do site.

Além disso, preocupe-se, também, com os títulos, seções ou qualquer outra divisão que esteja na página.
Se possível, realize testes a fim de compreender melhor como será a experiência de seus usuários. Assim, reúna o máximo de insights que conseguir.

Preocupe-se com a criação de resumos acerca do conteúdo

Se o seu objetivo é realmente aparecer no Google e ter destaque, é importante se preocupar com a criação de alguns resumos sobre o seu conteúdo. Esse resumo pode ser representado pelo description, metatag ou até mesmo snippet.

Ao realizar qualquer tipo de pesquisa, note que todos os resultados seguem uma certa ordem de exibição. Então, primeiro vemos o título do texto, logo abaixo temos o link e a descrição do conteúdo.
A preocupação de pensar em cada detalhe, e com a escrita dessas seções, é imprescindível para uma boa colocação nos resultados. Então, coloque sempre uma descrição sucinta e direta, como um resumo, sobre os pontos principais do conteúdo em questão.
Isso auxilia na hora de o algoritmo analisar o seu site. Afinal, ele vai entender exatamente o que o usuário quer e relacionar com o seu conteúdo.

Faça a apresentação do seu conteúdo de maneira hierárquica

A produção de um conteúdo de qualidade é primordial para um blog de sucesso, mas é necessário organizar a estrutura dos seus textos. Ou seja, organize os artigos de uma forma hierárquica. Isso significa dizer que o conteúdo precisa ser absorvido.

Para isso, conte com uma estrutura correta das informações, criando um raciocínio na mente dos leitores. Comece definindo o tema, trazendo importância e benefícios. A depender do tema, traga curiosidades e aplicações no dia a dia.
Além disso, é no cabeçalho que podemos contextualizar melhor o que traremos a seguir. Por isso, evite ao máximo informações repetitivas e que não agregam nenhum valor.

Use à vontade os links externos e internos

A nossa última dica é que você explore os links tanto internos como externos, pois isso facilita na hora de o algoritmo do Google analisar o site. Ao incluir links na sua página, você está favorecendo toda a experiência que o usuário tem com o conteúdo. E como já vimos, isso é muito apreciado pelo algoritmo do Google.

Ademais, um dos benefícios de investir nisso é que você vai aumentar as visualizações do outro link. Então, use à vontade e melhore a performance do seu negócio.
Por isso, conte com o auxílio da Dinamic Web, que é mais que uma agência de Marketing. Com a Dinamic Web, você terá uma estratégia especializada de marketing, alcançando resultados exitosos. Acesse o site e marque uma reunião com o especialista da agência

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *