O mercado digital é uma realidade. As empresas que não trabalham focadas na melhor relação com os clientes pela internet podem ter muitos prejuízos econômicos. Um exemplo que precisa atenção é sobre o pedido de desculpas para os clientes por e-mail.
Essa ação, que parece simples, mas que se não for bem realizada pode trazer impactos para a empresa na rede, merece uma atenção especial por parte dos empreendedores. Uma comunicação equivocada pode resultar em queda na credibilidade.
Ou seja, investir em ações como essa, integram uma série de medidas que favorecem a correta gestão em marketing digital. Atuar com profissionalismo e dedicação a todos os fatores que ocorrem nesse segmento pode alavancar o negócio e fazer com que a empresa tenha mais rentabilidade.
Por isso, confira nesse artigo algumas informações que destacam a importância da gestão em marketing digital para empresas e o porquê da importância do correto uso do e-mail como estratégia para negócios. Usá-lo para também pedir desculpas por erros da empresa para com clientes, também é uma forma de consolidar negócios futuros.
Confira!
O que é marketing digital?
Antes de analisarmos as vantagens e oportunidades que são geradas a partir de um pedido de desculpas para clientes feito por e-mail, é importante que se explique a conceituação do que é o marketing digital.
O marketing digital é o conjunto de ações que vão além de divulgar produtos ou serviços. É o planejamento de medidas direcionando-as para o âmbito do universo digital. Portanto, trata-se de uma série de técnicas e ações que vão de análise do contexto do mercado, até medidas que resultam em mais clientes e receita para a empresa.
Por isso, não se trata apenas de iniciativas para divulgar produtos ou serviços, mas de ter uma gerência completa das ações da empresa tendo como instrumento a internet. Assim, o empreendedor deve estar atento para uma série de fatores quando se opta por investir em marketing digital.
Apoio especializado para gerência em marketing digital
Outro ponto que precisa ser ressaltado é que muitos empresários não têm tempo ou familiaridade para trabalhar com ações de marketing. Para uma gerência completa de todas as ações que devem ser atendidas na internet, a utilização correta do e-mail como instrumento de comunicação para com os clientes, é importante também ter um apoio especializado.
E para quem deseja ter esse suporte, muitas agências especializadas em marketing digital podem prestar um trabalho técnico para esse segmento. Uma dessas empresas é a Dinamic Web, nome de destaque em atuação no marketing digital.
E-mail como forma de comunicação oficial com o cliente
Com o avanço dos canais de comunicação pela internet, muitos empreendedores podem pensar que ferramentas como o e-mail estão defasados para o contato com os clientes. Isso é um equívoco que pode resultar em pontos negativos para a empresa.
Por mais que chats de redes sociais e aplicativos de mensagem e áudio estejam como ferramentas disponíveis e muito utilizadas por empresas para contatar e informar seus clientes, o e-mail ainda é um canal tradicional para essa ação.
Além de transmitir um caráter oficial e representar a identidade da empresa quando estabelece a comunicação com um cliente, o e-mail serve também para pedir desculpas por erros causados a clientes.
Um e-mail de pedido de desculpas, mais do que uma forma honesta de reforçar a credibilidade da empresa perante os clientes, também é uma forma de mirar oportunidades. Quer saber como? Leia abaixo!
E-mail de pedido de desculpas: valorização dos clientes
A empresa cometeu um engano, um erro, um equívoco em relação ao cliente? A medida mais acerta e urgente é atender a reclamação desse cliente. E para isso, o pedido de desculpas encaminhado por e-mail é também uma ação estratégica de marketing digital.
E isso porque essa reclamação é vital para a empresa para que você veja os erros que estão acontecendo na gestão e operação dos negócios. Ela também favorece para que você explore pelo e-mail de desculpas, uma ação que fará com que o feedback negativo se transforme em uma medida de gerência que trará maior qualificação aos processos da empresa.
Por isso, não faça dessa reclamação apenas um efeito negativo. Ela pode ser um “start” para que novas ações sejam tomadas para melhorar os processos da empresa no mercado e, em especial, para os seus clientes.
Então, o encaminhamento de um e-mail com esse caráter de desculpas é uma forma de valorização dos clientes e isso representa muito para os negócios da empresa.
Dicas para produzir e-mails de pedido de desculpas
Por mais que, dependendo da estrutura e tamanho da empresa, muitas vezes pareça impossível redigir de forma manual cada e-mail, focar em algo mais pessoal pode dar mais credibilidade à ação.
Isso porque ter uma mensagem baseada em um único modelo, além de engessar o sistema de comunicação, também muitas vezes acaba por desagradar o cliente que vá receber a mensagem.
Então, confira algumas dicas:
- Estilo pessoal – Inicie o seu texto com um toque pessoal, cumprimentando o cliente que receberá o e-mail. E encerre a mensagem com a assinatura do responsável pelo envio do e-mail.
- Seja honesto – Não tergiversie na mensagem. Seja direto e claro. Assuma as falhas que levaram ao erro perante o cliente. Isso é muito importante como valor para a credibilidade da imprensa;
- Explique o caso e proponha soluções – Não basta pedir desculpas de forma direta, mas sem explicar o que levou à falha. Por isso é importante relatar o que de fato aconteceu. Além disso, quando for pedir desculpas proponha soluções. Isso demonstra o comprometimento da empresa a melhorar sempre na sua forma de atuação.
- Ofereça uma recompensa – Além do pedido de desculpas é importante oferecer alguma ação de recompensa. Não como ação oportunista, mas como forma de ressaltar que reconhece que errou com o cliente. Códigos de desconto para produtos é uma boa opção.
- Efetive um diálogo com o cliente – A mensagem tem que manter um estilo que demonstre a vontade da empresa em manter um diálogo sempre aberto e cordial com os clientes, mesmo que haja uma resposta agressiva dele.
Modelos de e-mails de pedido de desculpas
Para ilustrar uma forma de como agir e encaminhar os e-mails de pedido de desculpas, destacam-se 3 modelos para inspirar o empreendedor a atuar nesse sentido.
- Modelo 1
Olá, primeiramente agradecemos pela mensagem encaminhada pelo cliente. Reconhecemos a falha e pedimos desculpas pelo equívoco.
Dessa forma, de imediato, dispomos a compensar esse erro e todos os problemas por ele causados.
Enfatizamos que já tomamos a sua mensagem como forma de corrigir problemas como esse. É uma prioridade para nossa empresa a solução de falhas como as citadas pelos nossos clientes. E o retorno com a sua mensagem é estratégia para que possamos oferecer ainda melhor os nossos serviços.
A empresa se compromete a adotar as providências para que o erro causado a você, não aconteça mais.
E como forma de demonstrar a compreensão do prejuízo que causamos, vamos buscar recompensar com uma ação promocional para você.
Agradecemos mais uma vez pelo feedback dado pela reclamação que você nos deu.
- Modelo 2 –
Olá, prezado (nome do cliente),
Escrevo para, acima de tudo, pedir desculpas em nome da nossa empresa (nome da empresa).
O erro que causamos ocorreu em virtude (detalhe o erro e o que aconteceu para ele ocorrer). Sabemos o quanto de infortúnio deve ter lhe causado essa falha.
Avaliamos que o erro aconteceu porque falhamos em (mais uma vez especifique o que aconteceu). E com essa informação que você nos passou, a partir de sua reclamação, vamos solucionar problemas como esse que nós causamos.
Temos a certeza que não haverá como desfazer o inconveniente que lhe causamos, mas como forma respeitosa de nosso pedido de desculpas, solicitamos que aceite a nossa oferta. (descreva uma ação promocional para o cliente).
Se você desejar mais informações, pedimos que entre em contato com nossa empresa.
Opiniões e críticas são muito positivas para o compromisso de nossa empresa, e favorecem para que nosso trabalho melhore.
Novamente, pedimos desculpas e agradecemos pelo retorno!
- Modelo 3 –
Olá, (nome do cliente) como vai?
Reconhecemos o quanto nosso erro (descreva o erro) causou para você.
A sua reclamação é muito importante para que possamos melhorar nossos processos e não cometer equívocos semelhantes com outros clientes.
Analisamos o que aconteceu e o erro ocorreu porque (prossiga na descrição do que aconteceu de errado) e já corrigimos o que levou a essa falha. Ou seja, a sua reclamação foi fundamental para que tivéssemos de forma rápida a solução desse problema.
Para ressaltar a importância desse retorno que você nos deu, a partir de sua reclamação, queremos nos desculpar de alguma forma com você.
Dessa forma, pedimos que aceite a nossa ação para minimizar os prejuízos que causamos a você (detalhe a oferta de alguma medida de recompensa).
Desejamos que aceite nossas desculpas e estamos prontos para atendê-lo da melhor forma possível.
Fique à vontade para sugerir melhorias e emitir críticas e opiniões a nossos serviços.
Atenciosamente!
Dinamic Web: agência completa para você ter o melhor resultado
Agora que destacamos a importância da emissão de pedidos de desculpas por e-mail, ressalta-se que essa é apenas uma das medidas que trazem resultados positivos para uma empresa que atua na internet, por exemplo.
Para obter uma resposta ainda mais efetiva em todo o âmbito de marketing digital para a sua empresa, busque o apoio de uma agências especializadas como a Dinamic Web.
Entre os serviços prestados pela nossa agência está o desenvolvimento de site responsivo para a empresa; a criação de lojas virtuais com diversas funcionalidades; gestão de redes sociais como o Facebook e também com o Google ADS.
Gestão eficaz para melhores resultados no marketing digital
A Dinamic Web também atua com a identidade visual e a produção de um planejamento de marketing voltado para que a empresa consiga ter uma ação completa, tanto para atrair leads, consolidar negócios e fidelização de clientes.
Todas essas medidas têm como foco: ter mais receitas para a empresa e com um custo mais acessível.
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