30 Dicas de Marketing Digital para Pequenas Empresas

Sumário Rápido

Desenho de um celular com uma mão saindo da tela segurando um megafone O marketing digital é um dos temas mais comentados na atualidade, porém, nem todos sabem como aplicá-lo. Embora essa ainda seja a realidade de muitas empresas, é necessário entender a importância dessa estratégia. Dito isso, vamos conferir a seguir 30 dicas de marketing digital para pequenas empresas.

Isso porque a aplicação dessas estratégias nunca se mostrou tão primordial. Afinal, todos os setores passaram por uma adaptação após a pandemia do novo coronavírus. Logo, o posicionamento da sua empresa deve ser o mais marcante possível.
Nos dias atuais, o marketing digital não se trata de um diferencial presente nas empresas, mas sim de sobrevivência. A fim de melhorar as suas vendas, por exemplo, é fundamental saber como ocorre a presença no meio digital.
De fato, aqueles que não buscarem por esses métodos, não conseguirão se destacar e alavancar os seus serviços. Está se tornando cada vez mais comum a aparição de pequenas empresas no cenário de destaque no mercado digital.
Até porque a internet é um local propício ao crescimento empresarial, portanto, há muitos benefícios para alavancar o negócio. Campanhas básicas podem melhorar a sua performance, mas investir em estratégias mais elaboradas é o melhor caminho.
Confira abaixo 30 dicas de marketing digital que pequenas empresas podem investir em seus negócios.

1°: Faça investimentos em educação

A primeira dica é que você e a sua empresa faça investimentos em educação, isto é, começar explorando o conhecimento necessário. Essa é a fase de planejamento, em que a sua empresa deverá estudar acerca do marketing digital e dominar o assunto.
Até porque, é interessante destacar, que uma pequena empresa (e até mesmo a grande) precisa de muito conhecimento. Desse modo, a principal dica deve ser investir na educação. E quando falamos em educação, isso engloba tanto o dono da pequena empresa como os seus funcionários.
É de suma importância que toda a equipe envolvida na pequena empresa esteja se aprimorando com uma certa constância. Inclusive, o próprio mercado digital está se atualizando sempre.
Para investir em educação, não necessariamente é necessário gastar muito dinheiro. Isso porque diversas plataformas disponibilizam cursos sem custo algum e que versam sobre o tema.

2°: Trace um planejamento

O planejamento pode ser entendido como um passo imprescindível, e por isso ele vem logo após a educação e o conhecimento. Depois de estudar e compreender sobre o funcionamento dessa estratégia, você deve investir em um plano de ação das estratégias de marketing digital.
Isto é, decida se precisará contratar algum profissional, como será essa contratação, se será necessário treinar funcionários ou terceirizar algum serviço. Nesse planejamento, também é preciso levar em consideração o orçamento disponível para aplicar a estratégia escolhida.
Ter um orçamento bem definido limitará e decidirá quais os passos possíveis para o seu marketing digital.

3°: Defina as suas metas Smarts

As metas Smarts são necessárias para orientarem e decidirem pelos esforços primordiais para as suas estratégias. Ademais, o sucesso do seu marketing digital dependerá dessas metas, pois é onde você chegará.
Não tem como saber qual será o seu destino sem conhecê-lo. Dessa maneira, defina as metas Smarts a curto, médio e longo prazo, sempre fazendo uma relação com as estratégias.

4°: Tenha um planejamento com estratégia

Elabore um planejamento com estratégia, mas que seja eficaz para o seu negócio. Portanto, defina as personas, canais para atuação, concorrência, mercado externo e outros fatores. Com essas informações em mãos, será mais fácil elaborar o seu planejamento de sucesso.

5° Descubra o perfil do seu cliente

Hoje você já pode encontrar plataformas nas redes sociais que fazem estudo dos clientes ou das personas, como é chamado. Saber quem é o seu cliente é primordial para entender como ocorrerá a estratégia de marketing.

6°: Entenda a sua concorrência

As estratégias de marketing não dependem apenas do conhecimento do cliente, mas também da concorrência. Até porque você pode melhorar ou não repetir algumas ações feitas pelo seu concorrente. Isso vai te ajudar na hora de definir as estratégias do seu marketing digital.

7: Tenha um cronograma sobre as suas ações

Independente do tipo de estratégia, você precisa contar com um cronograma sobre as ações. Um exemplo claro disso é a elaboração de um calendário para as postagens em sua rede social ou o lançamento dos produtos e serviços.

8°: Invista em ações nas redes sociais

Conte com o investimento em redes sociais, em especial aquelas que são gratuitas, a exemplo do Instagram, Facebook e TikTok. Após definir o cliente e entender a concorrência, você precisa começar a investir páginas em suas redes sociais.

9°: Tenha presença no Google

Para ser visto por seus clientes, é preciso registrar o seu negócio no Google. Caso queira fazer isso, acesse o seu Google Meu Negócio, criando o cadastro de forma gratuita. Isso aumentará as chances de vendas.

10°: Preocupe-se com um design de qualidade

A fim de atingir mais pessoas e chamar a atenção delas, você precisa de um design de qualidade. Então, se for necessário, contrate um profissional da área para que ele elabore um design único da sua empresa. A sua identidade visual será primordial na estratégia de marketing digital.

11°: Confira como consolidar a marca no mercado que está inserido

A fim de ter uma melhor presença dentro do mercado digital, você deve conferir algumas formas de consolidar essa marca. Logo, as ações que costumam ser colocadas em prática são brindes, sorteios, promoções ou vantagens na compra.

12°: Crie o seu próprio site

Todas as redes sociais são muito importantes, e cada uma tem a sua própria importância. No entanto, o site é responsável por reunir todas as informações mais relevantes acerca do seu negócio. Assim, os clientes podem entender com mais facilidade o propósito da empresa. Logo, crie o seu site.

13°: Crie uma lista com e-mails

Uma dica que ajudará a promover o seu negócio é a criação de uma lista com e-mails. Assim, você poderá enviar as informações mais recentes sobre a sua empresa para os clientes que já demonstraram alguma vez um certo interesse no seu trabalho. Alguns sites são gratuitos e outros trazem opções pagas.

14°: Dê início a um blog

Com um blog, você poderá chamar a atenção do seu público ao fazer postagens de conteúdos relevantes. Com isso, matérias que são, aparentemente, despretensiosas, serão convidativas para novas pessoas conhecerem o seu trabalho. Contrate, então, redatores que utilizem um modelo de texto capaz de persuadir os leitores.

15°: Dedique-se na criação de um conteúdo relevante

A frequência de postagens é, de fato, um passo importante, porém você também precisa se dedicar em criar conteúdos relevantes. Desde dicas preciosas a informações de lazer, o seu leitor deve ser educado a partir do seu conteúdo.

16° Crie o calendário editorial

Após decidir pelo tipo de conteúdo e informações de relevância, chegou o momento de criar o seu calendário editorial. Quando os clientes perceberem que você está se tornando frequente, eles gostarão de acompanhar.

Celular gravando uma menina

17°: Grave vídeos para promover o conteúdo

O conteúdo que você decidiu postar em suas redes sociais e site não deve estar apenas no formato escrito, mas também em vídeo. Não precisa se prender a uma certa duração, pode ser longo ou curto. Com o tempo, você entenderá quais as preferências do seu público e investirá nisso.

18°: Realize sorteios em suas redes sociais

Ao realizar sorteios nas suas redes sociais, será perceptível a melhora do engajamento, o que, consequentemente, gera leads. No entanto, esses sorteios só podem ser realizados após o devido registro na Caixa Federal – feito no site oficial e com o pagamento de uma taxa.

19°: Não se prenda aos produtos, mas também aos benefícios envolvidos

Para captar e fidelizar clientes, você não pode se prender aos produtos e serviços, mas também quais os benefícios que estão envolvidos no seu negócio. Isto é, adquirir um produto com você envolve descontos, promoções, fidelidade ou algum tipo de benefício? Deixe isso claro para os clientes.

20°: Promova publicações, mas nem todas

Nem todas as publicações possuem um boa performance nas redes sociais, ou seja, não movimentam bem o público. Assim, as que apresentam um melhor alcance devem ser promovidas. Um início interessante é com os anúncios no Instagram ou no Facebook.

Ima atraindo pessoas21°: Crie iscas digitais

As iscas digitais são as responsáveis por atrair os clientes em potencial, e isso pode ocorrer com a oferta de conteúdos gratuitos. Porém, para isso, você pode solicitar um e-mail ou número de celular, desde que esse cliente esteja ciente do uso desse dado pessoal.

22°: Solicite a avaliação dos clientes

Como parâmetro, você deve usar a avaliação dos clientes para entender o que pode ser melhorado ou permanecer na prestação de serviços. Esse é o controle que você tem sobre o que a sua marca passa para o público.

23°: Ache uma forma de deixar claro que o público tem voz

Uma empresa, seja qual for o seu porte, deve dar voz ao público, como forma de se conectar com eles. Assim, faça uso de plataformas que realize pesquisas com os clientes e entender o pensamento deles.

24°: Invista em divulgação de influenciadores

Os influenciadores digitais são capazes de atrair novos clientes, com as famosas publicações e parcerias pagas. Logo, estude o mercado o qual está inserido e veja quais influenciadores podem te ajudar a captar clientes.

Imagem de 2 homens apertando as mãos25°: Tenha parcerias com marcas

Ter parcerias com influenciadores digitais é muito importante, mas com outras marcas também é. Essa estratégia é, na verdade, uma “teia”. Uma marca está ligada a outra e as duas se promovem, a fim de crescerem juntas no mercado.
Essa outra empresa não precisa ser do seu segmento, porém, é interessante que tenha uma certa relação no que se refere ao propósito.

26°: Avalie o retorno do marketing

O marketing digital permite que você calcule, de forma precisa, como os seus investimentos retornarão. Isso porque será possível utilizar ferramentas, anúncios, vendas e site.

27°: Certifique-se do atendimento ao cliente

A sua empresa deve ter o melhor atendimento ao cliente possível. Portanto, se for necessário, realize capacitações a fim de melhorar essa prestação de serviços. Inclusive, é a partir do atendimento que os seus clientes poderão recomendar a sua empresa para amigos e conhecidos.

28°: Teste diversas opções de marketing

Não foque em apenas uma opção de estratégia de marketing. Com o estudo, você verá que existem as mais variadas estratégias, então, teste todas elas e não centralize. Foque naquilo que melhor funciona na empresa.

29°: Foque no SEO

Ter um site e um blog é somente o primeiro passo para aparecer nas buscas. No entanto, para ter um bom ranqueamento nos mecanismos de pesquisa focando no SEO. A contratação de um profissional redator é primordial nesse caso.

30°: Tenha consistência

Não deixe de investir na consistência de publicações em suas redes sociais e site. Esse é um engajamento que costuma demorar, e parar não é uma opção. Recicle o seu conteúdo sempre que possível e esteja em sintonia com as novidades do mercado.
Por isso, conte com o auxílio da Dinamic Web, que é mais que uma agência de Marketing. Com a Dinamic Web, você terá uma estratégia especializada de marketing, alcançando resultados exitosos. Acesse o site e marque uma reunião com o especialista da agência.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *