3 Modelos de Scripts de Vendas Pronto

Sumário Rápido

Atualmente, não se pode pensar em geração de leads, prospecção de clientes e aumento em vendas sem falar no composto de ações do marketing digital. Por isso, iniciativas como a produção de scripts de vendas é de vital importância. Neste artigo, serão apresentados 3 scripts de vendas pronto.

Por isso, o empreendedor precisa estar atento a essa questão, pois ela favorecerá que se obtenha aumento na consolidação de vendas. E o melhor: pode-se alcançar resultados muito positivos com investimento viável, com custos acessíveis e retorno ainda maior do que  investir apenas em mídias tradicionais. 

Desenho de uma mulher saindo de um celular com um megafone Marketing Digital: o que é e qual a importância para empresas

Antes de tudo, deve-se ressaltar que o marketing digital é um conjunto de ações que vão além da mera divulgação de produtos ou serviços. Mas um composto de iniciativas que são planejadas e produzidas para obtenção de resultados a partir do âmbito do universo digital. 

Com o marketing digital, serão preparadas iniciativas estratégicas para a sua empresa ter  visibilidade na internet. E, com isso, identificar necessidades de potenciais clientes que poderão ser atendidos com seus produtos ou serviços. 

Por isso, o empreendedor precisa estar atento a uma série de fatores quando se opta por investir em marketing digital, e uma dessas ferramentas são os scripts de vendas.  

Neste artigo, além de explicar o que é o script de vendas, também serão apresentados modelos para inspirar as empresas. 

No entanto, em termos de ações para o marketing digital, existem empresas que podem oferecer um trabalho técnico para essa área, uma delas é a Dinamic Web  – uma referência em gestão no marketing digital.

O que é script de vendas?

O script de vendas é uma espécie de roteiro que vai possibilitar que o empreendedor consiga direcionar o formato de vendas para o público-alvo. Nesse material há toda a composição de informações que vão dar suporte às vendas.

Essas informações trazem um auxílio para que o vendedor consiga, ao identificar pontos de seu cliente, ter um roteiro da abordagem até a efetivação de uma negociação com ele. Ao ter essa base de informações, fica mais facilitado para a empresa direcionar sua equipe de vendas.

Como é um roteiro de script?

Um script não pode ser fixo e inerte. Ele pode sofrer variações até a execução. Essa flexibilidade é importante porque um script assertivo pode ser utilizado em vários momentos da negociação e ter a condição de trazer funcionalidades para uma melhor negociação. 

Um roteiro de script traz uma sequência de aspectos que vão nortear esse processo de tentativa de vendas. Antes de produzir o script é importante entender que existem fases de um processo de vendas. E elas são importante para compreender que essas fases vão municiar as informações para geração de um script.

As fases do processo de vendas são:

  • Etapa de prospecção de novos clientes – É a fase em que a empresa busca, pelos inúmeros canais de marketing digital para que se faça a abordagem.
  • Etapa de qualificação – É quando já foi feita a abordagem, a empresa analisa base entre as soluções em produtos e serviços que têm para suprir a demanda do cliente.
  • Etapa de negociação – É o principal momento do processo. É quando a partir das necessidades identificadas no cliente, divulga-se as soluções para o prospecto, buscando efetivar a negociação.
  • Etapa de fechamento da venda – É quando o negócio é concretizado entre a empresa e o cliente.

O que vai em um script de vendas?

O conteúdo de um script de vendas é construído a partir de alguns elementos considerados obrigatórios para a efetivação de uma negociação. Entre esses conteúdos estão à análise do mercado, o conhecimento pleno do produto ou serviço que vou oferecer e as características de demandas do cliente. 

O primeiro é valioso porque vai dar a noção do que a concorrência está produzindo em termos de produtos e serviços similares aos que eu ofereço e, a partir desse conhecimento, terei como apresentar uma contraproposta a esse modelo.

Além disso, essa análise dará subsídios na confecção do script de vendas sobre preços praticados e andamento das vendas de meus concorrentes. Ou seja, é uma gama de informações que poderão consolidar um efetivo processo de negociação.

Já em relação ao conhecimento do produto pode parecer básico, mas muitas equipes de vendas de empresas não conseguem apresentar a variedade de benefícios que um produto ou serviço pode oferecer. Isso é determinante como ação de convencimento para um cliente. 

Mão de um homem digitando em um computadorIdentificação das demandas do cliente

Outro aspecto informativo que auxiliará na formatação de um script de vendas é a identificação das demandas dos clientes. Essa observação apurada pode ser realizada com estratégias e ferramentas de marketing digital. 

Empresas especializadas neste segmento como a Dinamic Web atuam para que você conquiste leads e atraía novos clientes, tendo como facilitador a segmentação do público-alvo para a empresa. É uma medida que proporciona você ir direto ao foco para quem você deseja fazer sua negociação. 

Modelos de scripts de vendas

Agora, apresentaremos 3 modelos de scripts (podem ser usados quando de contatos feitos por telefone, e-mail e WhatsApp) de vendas para você se inspirar e criar o seu.

1 – Script para prospecção de novos clientes

Bom dia (nesse espaço coloque ou fale o nome da pessoa), como vai? O meu nome é (nome do vendedor) e trabalho para a (empresa).

Nós percebemos que você buscou um orçamento em nosso site. Fui encarregado de lhe atender. Posso ligar para você? Caso você possa, informe um dia e horário disponível. 

Caso seja em ligação por telefone – Você tem um momento de seu tempo para que eu possa lhe falar sobre como podemos ajudá-lo? 

Caso não possa agora, tem algum dia e hora em que posso retornar?

* Quando a pessoa responde (e-mail e WhatsApp)

Olá! Obrigado por informar um horário para que possamos conversar. Envio a mensagem para confirmar a nossa conversa na data ***, às ****.

Retornarei com nova mensagem neste dia, para que você não esqueça. Pode ser?

Abraços!

* Quando a pessoa não responde (e-mail e WhatsApp)

Olá! Como vai? Novamente, entro em contato em virtude de termos notado seu interesse em nossos serviços (ou produtos), mas da primeira vez não obtive retorno. 

Caso queira responder essa mensagem informando o número de telefone ou WhatsApp, posso entrar em contato. Se preferir ainda me responder por e-mail é só responder a essa mensagem. 

Obrigado pela atenção!

Abraços!

2 – Script para nutrição (voltada para quem já assina newsletter da sua empresa)

Olá, (nome do destinatário)! Como vai?

Encaminho esta mensagem porque notamos que você se cadastrou na newsletter da nossa empresa. Caso deseje abandoná-la, você pode fazer essa ação clicando aqui.

Essa semana, disponibilizaremos conteúdos excelentes. Aposto que você vai se interessar e apreciá-los.

Os conteúdos são:

  • (link para conteúdo 1);
  • (link para conteúdo 2);
  • (link para conteúdo 3);
  • (link para conteúdo 4).

Espero que goste desses conteúdos!

Qualquer outra informação que desejar, basta entrar em contato pelos canais da empresa:

Telefone

WhastsApp

E-mail

Abraços!

celular com a logo do Whatsapp3 – Script focado em vendas pelo WhatsApp

Olá, (nome da pessoa), como vai?

Meu nome é (nome do vendedor). Entro em contato com esta mensagem, pois você buscou um orçamento em nosso WhatsApp. Perfeito!

Agora, para poder avançar nesse processo, você pode dizer o que precisa?

O retorno pode ser por ligação ou por áudio, tudo bem?

Aguardo o seu contato!

Obrigado pela atenção!

Abraços!

  • Scripts de vendas devem obedecer princípios básicos

Existe uma série de scripts prontos para os mais diversos momentos de uma prospecção de clientes até a efetividade da negociação. Assim, como após tendo realizada a venda, para que se mantenha a relação ou oportunize novos negócios.

O fato é que essa técnica é muito importante para as empresas e, por mais que novas ferramentas de comunicação tenham surgido, não se deve descuidar de como fazer esse processo.

Um bom script de vendas não pode ser longo, mas também não pode deixar de ter essas indicações básicas. 

Não precisa ser extremamente formal, mas também não pode ser descuidado, agressivo e, caso seja produzido de forma escrita, a mensagem precisa obedecer as regras ortográficas.

desenho de uma mão segurando uma placa escrito Erros que não pode ocorrer para este processo

  • Não se pode direcionar foco apenas para o produto, ou somente ao cliente. Equilíbrio é a chave.
  • O roteiro como já ressaltado não pode ser fixo e inerte, sem mudanças. Cada negociação tem o seu contexto, por isso ele pode ser mais maleável.
  • A prestação do atendimento quando da apresentação do script de vendas pelo vendedor não pode se assemelhar a uma decoreba, caso o contato seja telefônico, por exemplo. Humanização ainda é fundamental para uma negociação.
  • Não desanime a sua equipe caso o primeiro esboço do script não obter, na prática, o êxito em negociação.
  • O script de vendas precisa estar sempre sendo reavaliado. Isso permite atualizações e melhorias que são fundamentais para um processo dinâmico e eficaz. 

Além de um eficiente script de vendas, tenha um site diferenciado

Não basta ter sua equipe azeitada com diversos scripts de vendas para as mais variadas ocasiões de negociação, se a sua identidade na internet não está à altura do que se projeta para vendas de produtos e serviços no ambiente digital.

Assim, é importante que se trabalhe com a identidade da empresa na internet. Para isso, é necessário um site que defina a sua proposta como empresa e destaque o que você faz de melhor em prestação de serviços ou venda de produtos com qualidade.

Dessa forma, o apoio de empresas especializadas em gestão de marketing digital é fundamental. Uma dessas empresas referência é a Dinamic Web. Ela conta com uma carta de serviços focados em atrair leads, conquistar mais clientes e oportunizar mais vendas. 

A Dinamic Web trabalha com foco direcionado a proporcionar os resultados desejados pelos empreendedores e, para isso, o site é desenvolvido para que oportunize mais receitas e estabeleça de forma mais efetiva esse contato entre empresa e clientes.

Tudo isso com um custo acessível e com fácil operação por parte do gestor da empresa. 

Mais conversão em um site com design diferenciado

Nós a Dinamic Web desenvolvemos sites a partir da plataforma WordPress que reúne mais de 25% de tudo que é produzido em termos de internet. E toda essa produção é feita para atender o que você procura em solução para demandas de seus clientes.

Outro diferencial da nossa empresa é que a produção do site respeita um padrão de design responsivo para o melhor o consumo de dados na internet em smartphones e tablets.

Assim, os clientes que você conquistar com suas técnicas de comercialização baseadas em scripts de vendas, poderão ter uma melhor experiência no site produzido pela Dinamic Web.

Ou seja, o uso dessa ferramenta oferece uma serie de vantagens para a empresa. Basta você procurar nossa equipe da Dinamic Web que nós explicaremos  como esse processo resultará em maior alcance e rentabilidade para o seu negócio.

Clique aqui para falar com os nossos consultores

Não deixe para depois.

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