28 Dicas de Marketing Digital para Advogados

Sumário Rápido

Mulher de óculos, sorrindo, vestida de terno e segurando um TabletO marketing digital para advogados, que é o marketing jurídico, pode ser definido como um conjunto de técnicas e ações que são executadas nos setores online ou offline. Dito isso, confira a seguir 28 dicas de marketing digital para advogados.

Nesse sentido, o intuito do marketing digital para advogados é promover uma marca ou serviço prestado pelo escritório ou profissional autônomo. Assim, essas ações conseguem captar e fidelizar tanto clientes como parceiros. Além disso, o advogado possui uma certa autoridade perante a concorrência e clientes.

No entanto, um alerta importante que deve ser feito é em relação ao Código de Ética da OAB, que dita alguns comportamentos dos advogado. E o marketing jurídico é sim permitido por esse código.
Inclusive, um dos pontos discutidos recentemente pelo Código de Ética da OAB é sobre o impulsionamento dos posts, que pode ser feito.

Nesse caso, o marketing é utilizado para uma publicidade passiva ou ativa, com exceção nos casos de mercantilização ou excesso dos recursos financeiros investidos.
A importância do marketing digital para advogados

O marketing digital para advogados é importante para que você consiga prospectar cada vez mais clientes, através dos meios digitais e offline. Para isso, você pode promover ações nas mídias, por exemplo, mas tudo vai depender da estratégia que você adotou para o seu escritório.

Além disso, o marketing digital jurídico revolucionou a forma que as pessoas tratam os advogados. Ainda há o respeito pelo profissional, mas não a mesma rigidez de antigamente. Agora os advogados podem se mostrar mais acessíveis aos clientes, o que não era uma realidade no passado.
Dicas para o marketing jurídico
Após uma contextualização geral sobre o tema, vamos adentrar nas dicas que podem impulsionar o seu marketing digital para advogados.

1. Entenda sobre a legislação vigente

O advogado talvez seja o profissional no Brasil que mais possui regulamentação acerca do seu exercício e atividades afins. Como citamos acima, existe um Código de Ética que deve ser seguido rigorosamente.

Assim, a nossa primeira dica é que você entenda sobre a legislação vigente que verse sobre o marketing jurídico. Com isso, você não precisará se preocupar com nenhuma irregularidade das ações.
Restrições do Código de Ética da OAB.

Em suma, o advogado não pode utilizar o marketing direto para se promover, ou seja, entregar propagandas e folhetos aos clientes ou telemarketing. Outra restrição é de veicular anúncios do seu próprio escritório na rádio ou na televisão.
No entanto, saiba que os advogados podem sim participar de programas televisivos, como de entrevistas. Nesse cenário, o advogado pode apenas informar a população sobre o caso específico que foi chamado.
Além disso, os advogados estão proibidos de publicar valores de honorários ou ofertar serviços através de e-mails ou usar expressões como “contrate agora”.

2. Estude sobre a gestão de negócios e de pessoas

Caso você seja um profissional autônomo, saiba que para aplicar as técnicas de marketing digital é necessário contar com profissionais preparados.

Então, em algum momento você vai sentir a necessidade de contratar um freelancer, por exemplo, para fazer os posts nas suas redes sociais.

Com o tempo, essa equipe de marketing vai aumentar, e você deve saber como gerir tudo isso ao mesmo tempo, além das suas diligências do dia a dia. Logo, estude sobre a gestão de negócios e de pessoas.
A gestão de negócios ainda apresenta uma relevância maior quando pensamos em investimento. Nem sempre investir muito pode ser benéfico para o seu negócio, e sim de uma forma mais controlada. Esse é o tipo de conhecimento que você vai adquirir estudando sobre negócios.

Mulher gravando um vídeo3. Invista em vídeos ou áudios

Os clientes, no geral, hoje são muito visuais, isto é, precisam visualizar algo para que somente depois se interesse nesse serviço. Assim, invista em vídeos que possam ser veiculados nas mídias sociais.
Além de uma ótima forma de disseminar o seu trabalho, o cliente vai associar uma informação que ouviu ao seu rosto. Caso seja mais tímido, uma aposta interessante é no áudio, ou nos podcasts que estão em alta hoje.

4. Não se esqueça do marketing jurídico offline
Muito se comenta sobre as mídias digitais, porém, não se esqueça do marketing offline, ou seja, cartões de visita, eventos e palestras. Esse marketing ainda funciona muito bem, e deve ser aplicado junto ao marketing online.

5. O marketing digital é um universo
Não adianta você querer saber como funciona, de forma detalhada, todo o marketing digital, pois ele é um universo. A cada dia, novas técnicas surgem, estratégias são renovadas e você precisa estar atualizado. Porém, siga com o seu planejamento e confie que o objetivo será alcançado.

6. Tenha um plano de marketing
O primeiro passo para ter um marketing de sucesso é ter um plano de marketing. A partir desse documento você poderá ter um norteio sobre quais ações serão promovidas, qual orçamento será necessário e como a estratégia será colocada em prática.

Desenho de uma mulher entre vários tipos de logos e formas 7. Tenha a sua identidade visual
A identidade visual do seu escritório ou de um advogado autônomo é um passo primordial para começar a divulgar o seu negócio. Nesse momento, é fundamental contar com o auxílio de profissionais preparados. Afinal, o ideal é que essa identidade visual não mude de forma constante, pois o cliente precisa lembrar de você.

8. Crie um logotipo para os seus serviços
O logotipo é como uma marca que vai remeter sempre aos clientes o seu serviço. Então, é interessante que esse logotipo envolva elementos da sua área, para que haja uma rápida associação entre o serviço e o profissional.

9. Fuja do comum
Quando falamos em identidade visual e logotipo, que estão diretamente relacionadas, os advogados já pensam em uma balança, martelo ou livros. No entanto, esses elementos já estão muito maçantes, e talvez desgaste o cliente de primeira. Fuja do comum, pense em elementos que destaquem o seu serviço, e não que se pareça com os demais.

10. Decida sobre as suas redes sociais
Uma dúvida muito comum é se o advogado deve criar novas redes sociais ou intercalar com as suas postagens pessoais. Contudo, não há uma regra para isso, na verdade, depende da forma que você deseja se posicionar frente aos clientes. As suas formas são benéficas, e cabe a você essa decisão.

11. Marketing digital para advogados no Instagram
Ao investir no marketing digital para advogados no Instagram, o seu foco deve ser aumentar o negócio frente aos clientes e se posicionar em relação a concorrência. Além disso, essa rede social também reforçar a sua credibilidade enquanto profissional.

12. Marketing digital para advogados no LinkedIn
Outra rede social que pode ser muito interessante para o seu marketing é o LinkedIn, tendo em vista que o conteúdo postado nessa mídia recebe mais valorização. Inclusive, os clientes do LinkedIn estão mais dispostos a consumir essas informações.

13. Marketing digital para advogado com o Google Ads
O Google Ads oferece um retorno incrível para os advogados, reconhecendo como está a sua autoridade nas mídias sociais. De antemão, esses dados te ajudam a entender se a estratégia adotada está dando certo e se os resultados são os esperados.

14. Confira as impressões do seu site
Muitas ferramentas hoje em dia, como o Google Ads, fornecem informações acerca das impressões, isto é, visualização e exibição do anúncio com base nas palavras-chaves. Caso você esteja investindo em tráfego pago, essa é uma dica importantíssima para analisar as técnicas e estratégias utilizadas.

15. Tráfego pago
O tráfego pago pode ser exemplificado por anúncios, ou seja, você está promovendo uma página ou site para que o cliente encontre esse link com mais facilidade. Os resultados são perceptíveis mais rápido, porém, é preciso sempre investir, o que exige um orçamento muito confortável.

16. Tráfego orgânico
Por outro lado, o tráfego orgânico também é um opção, e pode ser a sua aliada, junto com o tráfego pago. Na modalidade orgânica, você deve investir em técnicas que ranqueiem melhor os textos, apostando ainda na relevância e veracidade das informações, a fim de atrair cada vez mais clientes.

17. Marketing de conteúdo
Um termo que ganhou muito destaque no último ano foi o de marketing de conteúdo, que se refere a uma estratégia muito bem vista. Com ele, você poderá investir nos conteúdos que sejam meramente orientativos e informativos. Por mais simples que pareça, é necessário estudar muito sobre o assunto antes de discorrer um texto.

18. Defina a sua persona
Um passo primordial no marketing digital para advogados é traçar uma persona, isto é, o seu cliente. Nesse momento, não meça esforços: traga detalhes sobre a persona e de que forma ela poderá ser atingida com a sua estratégia. Com isso ficará mais fácil de decidir por ações e técnicas de marketing.

19. E-mail marketing
O e-mail marketing é uma técnica que ainda dá muito certo, apesar de ser mais antiga. No entanto, tenha cuidado com a legislação vigente, uma vez que não é permitido enviar para os clientes que não possuem assinatura na sua newsletter.

imagem de um celular rodando um vídeo20. Invista em um canal no Youtube
Uma estratégia que tem se tornado muito comum entre os advogados, até porque essa rede social possui um volume enorme de acessos mensais. Assim, você pode escrever roteiros e publicar em formato de vídeo nesse canal, atraindo clientes por oferecer informações valiosas.

21. Conteúdos “passo a passo”
Uma coisa que os clientes gostam de ler, ouvir ou assistir é conteúdo que seja passo a passo. Tanto em vídeo ou texto, como por áudio, explique alguma diligência que você costuma fazer no seu dia a dia. Isso vai interessar o cliente e fazer com que ele veja que você possui autoridade e confiança no que faz.

22. Podcasts estão em alta
É perceptível como os podcasts estão em alta hoje, e por isso você deve estar atualizado, produzindo os seus conteúdos nesse formato. Saiba que o tempo médio para engajar um usuário está entre 20 e 40 minutos.
Formato entrevista ou monólogo
Para gravar o seu próprio podcast, você pode seguir com o formato entrevista ou monólogo. Cada um desses formatos possui benefícios e desvantagens, e cabe a você decidir. Enquanto o primeiro ocorre uma entrevista interativa, no monólogo, é preciso ter cuidado para não ficar uma gravação monótona.

23. Conte com ferramentas jurídicas ou não
Muitos softwares estão sendo desenvolvidos a fim de melhorar o seu dia a dia como advogado. E com o marketing digital isso não seria diferente. Um exemplo é o WhatsApp Business, que não é jurídico, porém está sendo utilizado em larga escala por esses profissionais.

24. Crie o seu site
Um site é responsável por reunir todas as informações necessárias e relevantes sobre os seus serviços e escritório no geral. Assim, você não pode deixar de criar o seu, inserindo endereço, horários de funcionamento, redes sociais e serviços prestados.

25. Cartão de visita digital
Falamos acima sobre a importância de um cartão de visita físico, mas o digital também é uma ferramenta primordial para o seu marketing digital. Com ele, você poderá divulgar, de uma forma profissional, os serviços para clientes.

26. Tenha um Newsletter
O newsletter é enviado para os clientes través de e-mail, redes sociais ou WhatsApp, a fim de mantê-los informados acerca dos seus serviços. Esse canal de comunicação aproxima o escritório do cliente com mais naturalidade.

27. Storytelling e Copywriting
Essas duas técnicas são utilizadas na redação de um texto para que ele fique mais atrativo, focando em chamar o cliente (no primeiro caso) e transformar uma simples narrativa em história (na segunda técnica).

28. Entenda sobre as técnicas de SEO
Caso opte pelo tráfego orgânico, é imprescindível saber como aplicar as técnicas de SEO, ou o Search Engine Optimization, permitindo uma posição melhor da página nos buscadores, como o Google, logo nas primeiras páginas de resultado.
Por isso, conte com o auxílio da Dinamic Web, que é mais que uma agência de Marketing. Com a Dinamic Web, você terá uma estratégia especializada de marketing, alcançando resultados exitosos. Acesse o site e marque uma reunião com o especialista da agência.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *